CONTRIBUIÇÕES DE GRUPO DE ESTUDOS SOBRE MATEMÁTICA EM CONHECIMENTOS DE PROFESSORAS

Autores

  • Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sandra Aparecida Fraga da Silva Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199353

Resumo

Nesse artigo trazemos resultados de uma investigação com professoras das séries iniciais num grupo de estudos sobre matemática. Este estudo de caso longitudinal de dois anos caracterizou-se numa pesquisa qualitativa com perspectiva humanística. Nosso objetivo neste trabalho é apresentar algumas aprendizagens de conhecimento matemático e pedagógico matemático de duas professoras a partir da dinâmica proporcionada pelo grupo de estudos. Os dados foram coletados nos encontros semanais do grupo e nas aulas das quais participamos e/ou observamos. Nesse grupo, as professoras se respeitavam, ouviam e eram ouvidas em suas vitórias e anseios, opinavam, lançavam propostas e contribuíam para a construção dos diferentes conhecimentos. Esse comportamento influenciou as aprendizagens e as atitudes das professoras em relação à matemática, resultando em ressonâncias em suas práticas em sala de aula. Obtivemos evidências de melhoria e de aprendizagem de dois tipos de conhecimentos: de conteúdo matemático e pedagógico matemático. De conhecimentos dos conteúdos matemáticos aprendidos destacamos o de resolução de problemas envolvendo as quatro operações. E de conhecimento pedagógico matemático ressaltamos o que se evidenciou em ações no grupo de estudos. Notamos como um trabalho diferenciado de formação continuada em contexto, num grupo no qual atuamos como amigos críticos uns dos outros, influenciou e envolveu as integrantes.

 

Palavras-chave: Grupo de estudos; Conhecimento matemático; Conhecimento pedagógico matemático; Quatro operações.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora colaboradora do PPGE/CE/UFES e professora aposentada do Instituto de Matemática da UFRJ,  Doutorado em ed. matemática em 1993 por Indiana University. Professora colaboradora do PPGE/CE/UFES desde 2005: Áreas de interesse: formação inicial e continuada de professores, resolução de problemas, avaliação, metacognição. Coordenadora do grupo de estudos no CNPq

Sandra Aparecida Fraga da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo

Professora doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua com licenciatura em matemática e no programa de pós-graduação em Educação de Ciencias e Matemática - EDUCIMAT no IFES. Coordeno o PIBID/Matemática e participo de grupos de estudos do CNPQ. Área de interesse: Educação matemática, formação de professores, laboratório de matemática e processos de ensino e aprendizagem de matemática.

Downloads

Publicado

29-05-2012

Como Citar

SANTOS-WAGNER, V. M. P. dos; SILVA, S. A. F. da. CONTRIBUIÇÕES DE GRUPO DE ESTUDOS SOBRE MATEMÁTICA EM CONHECIMENTOS DE PROFESSORAS. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 44–66, 2012. DOI: 10.14244/19827199353. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/353. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-03-31
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-05-11
##plugins.generic.dates.published## 2012-05-29