Novos modos de regulação e batalhas na produção do conhecimento – um estudo de caso (New modes of regulation and battling in the production of knowledge – a case study)

Autores

  • Afrânio Mendes Catani USP

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993458

Resumo

This article presents a specific case study: the proposal to create a new Graduate Program at the School of Education of the University of São Paulo (FEUSP). Everything was precipitated after the results of CAPES´four-year evaluation (2013-16) were published in the last quarter of 2017, since the program´s score was reduced from 6 to 5, that is, it was from now on regulated by the PROAP instead PROEX, because the “excellence” is exclusive from those classified with concepts 6 and 7. This implied a reduction of funds and academic prestige. The consequent divisions and internal cleavages led to a group of teachers taking the initiative to structure a new Program at FEUSP, which, after completing internal procedures to the course (which were not exempt from considerable tensions) and the Rectory of USP, was sent to CAPES for necessary assessment procedures. In December 2019, the outcome, the  agency did not to appeal the decision. At the beginning of March 2019, the outcome of the reconsideration request is still pending. The empirical material that grounds the analysis consists of minutes of meetings of the congregation, the departments, the post-graduation committee, as well as written records of the meetings held by professors who intend to integrate the new Program, as also exchanges of electronic messages between the various agents involved in the process.

Resumo
O artigo faz um estudo de caso específico: o da proposta de criação de um novo Programa de Pós-Graduação junto à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Tudo se precipitou após a divulgação dos resultados da avaliação quadrienal (2013-16) da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em fins de 2017, sendo a nota do Programa reduzida de 6 para 5, passando o mesmo a ser regulado pelas normas do PROAP (Programa de Apoio à Pós-Graduação) ao invés do PROEX (Programa de Excelência Acadêmica), pois a “excelência” é restrita aos classificados com conceitos 6 e 7. Isso implicou em redução de verbas e prestígio acadêmico. As consequentes cisões e clivagens internas levou um grupo de professores a estruturar um novo Programa na FEUSP que, após cumprir os trâmites internos à Faculdade (não isentos de consideráveis tensões) e à Reitoria da USP, foi remetido à CAPES para os procedimentos de avaliação de praxe. Em dezembro de 2018 a agência não aprovou a proposta e, dias depois, o grupo de acadêmicos reunidos decidiu recorrer da decisão. No início de março de 2019 ainda se aguardava o resultado do pedido de reconsideração. O material empírico que arrima a análise é constituído por atas de reuniões da congregação, dos departamentos, da comissão de pós-graduação, de registros escritos dos encontros realizados pelos docentes que pretendem integrar o novo Programa, além de trocas de mensagens eletrônicas entre os diversos agentes envolvidos no processo.

Keywords: Knowledge production, University graduate in education, Brazilian university Campus, Academic fights.
Palavras-chave: Produção do conhecimento, Pós-graduação em educação, Campo universitário brasileiro, Lutas acadêmicas.

References

ATA da 111ª. Reunião Extraordinária da Congregação (CGR) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). São Paulo, 06.03.2018. 18 p.

ATA da 492ª. Reunião Ordinária da CGR - FEUSP. São Paulo, 30.11.2017. 17 p.

ATA da 432ª. Reunião Ordinária do Conselho do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação (EDF) da FEUSP. São Paulo, 10.11.2017. 5 p. 

ATA da 434ª. Reunião Ordinária do Conselho do EDF - FEUSP. São Paulo, 09. 02. 2018. 6 p.

ATA da 479ª. Reunião Ordinária do Conselho do EDM - FEUSP. São Paulo, 01.12.2017. 8 p.

ATA da 482ª. Reunião Ordinária do Conselho do EDM - FEUSP. São Paulo, 06. 04. 2018. 10 p.

BOURDIEU, Pierre. Esquisse d´une théorie de la pratique. Genève: Droz, 1972, 282 p.

BOURDIEU, Pierre. O mercado de bens simbólicos. In: ______. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1974, p. 99-181. 368 p.

BOURDIEU, Pierre. La distinction: critique sociale du jugement. Paris: Minuit, 1979, 672 p.

BOURDIEU, Pierre. Homo academicus. Paris: Minuit, 1984, 318 p.

BOURDIEU, Pierre. La noblesse d´État: grandes écoles et esprit de corps. Paris: Minuit, 1989, 572 p.

CARTA Aberta à Comunidade FEUSP [de membros da CGR/FEUSP]. São Paulo, 26. 02. 2018. 2 p.

CARTA de apoio da linha de Pós de Filosofia e Educação à Carta Aberta de 26. 02. 18 de membros da Congregação da FEUSP. São Paulo, 04. 03. 2018. 3 p.

CATANI, Afrânio. Esboço de auto-análise: breve trajetória de um professor tupiniquim. In: LUCENA, Carlos; SILVA JR., João R. (Org.). Trabalho e educação no século XXI: experiências internacionais. São Paulo: Xamã, 2012, p. 47-63, 231 p.

CATANI, Afrânio. Anotações da reunião dos docentes interessados na criação de novo PPG em Educação/FEUSP. São Paulo: manuscrito, 12.12. 2017a, 3 p.

CATANI, Afrânio. Anotações da reunião dos docentes interessados em permanecer no PPG em Educação/FEUSP. São Paulo: manuscrito, 12.12. 2017b, 2 p.

CIRCULAR. CoPGr/74/2018 – São Paulo: Universidade de São Paulo, 05. 12. 2017. 5 p.

CONTRIBUIÇÃO ao debate sobre o PPG/Educação da FEUSP. São Paulo, 13.12.2017. 3 p.

DOCUMENTO base para a plenária final em 27.11.2017. São Paulo: CPG/FEUSP, s.d. 3p.

E-MAIL de Universidade de São Paulo: fe@usp.br – Cronograma de reuniões da CPG – 06. 10. 2017. Acesso em: 06.10.2017.

E-MAIL de USP: xxx@usp.br – Reunião Geral da Pós – Avaliação CAPES – 16. 10. 2017. Acesso em: 05. 10. 2017.

E-MAIL de USP: xxx@usp.br – 22. 11.2017 – Sem assunto. Acesso em: 23.11.2017.

E-MAIL de USP: posfe@usp.br – 23.11. 2017 -- Sem assunto. Acesso em: 25. 11. 2017.

E-MAIL de USP: xxx@usp.br – 13.12.2017 – Contribuições para a reorganização do PPG/FEUSP. Acesso em: 15.12.2017.

E-MAIL de USP: xxx@usp.br – 14.12.2017 – Contribuições para a reorganização do PPG/FEUSP. Acesso em: 15.12.2017.

E-MAIL de USP: xxx@usp.br – 17. 12. 2017 – Sobre a reunião do dia 12/12, à tarde. Acesso em: 18.12.2017.

E-MAIL de USP: xxx@usp.br -- 04. 02. 2018a – Sobre a próxima reunião da CPG – apontamentos. Acesso em: 06.02.2018.

E-MAIL de USP: xxx@usp.br -- 04. 02. 2018b – Sobre a próxima reunião da CPG – apontamentos. Acesso em: 06.02. 2018.

E-MAIL de USP: xxx@usp.br -- 13. 03. 2018 – Reunião do PPG Educação em Fronteiras em 16/03. Acesso em: 12. 03. 2018.

E-MAIL de USP: xxx@usp.br --  02. 04. 2018 – Memória da reunião da Pós e convocação de reunião da Área. Acesso em: 04. 04. 2018.

E-MAIL de USP: xxx@usp.br -- 12. 12. 2018 – Três assuntos. Acesso em: 12. 12. 2018.

E-MAIL de USP: xxx@usp.br -- 12. 02. 2019 – [Declaração da produção de 2018]. Acesso em: 12. 02. 2019.

ENCAMINHAMENTOS da Plenária Discente [Representação discente junto ao PPG – FEUSP] de 03. 05. 2018 – Ofício n. 4, de 28. 05. 2018. São Paulo, 2 p.

LIMA, Roberto Kant de. A antropologia da academia: Quando os índios somos nós. Niterói: EDUFF (2ª. ed.), 1997. 65 p.

MEMÓRIA da Reunião do PPGEF em 17.08.2018. São Paulo: FEUSP. 2 p.

MEMÓRIA da Reunião Plenária da CPG-FEUSP. São Paulo, 27.11.2017. 2 p.

MEMÓRIA da Reunião Pós 11. 12. 2018. São Paulo: FEUSP. 2 p.

MEMÓRIA da Segunda Reunião do PPG Educação em Fronteiras – 16. 03. 2018. São Paulo: FEUSP. 2p.

MEMÓRIA da Terceira Reunião do PPG Educação em Fronteiras – 20. 04. 2018. São Paulo: FEUSP. 2 p.

MEMÓRIAS e Reflexões da 374ª. Reunião Ordinária da CPG – 05. 02. 2018. São Paulo: FEUSP, 18. 02. 2018. 3 p.

MILLS, C. Wright. A elite do poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1962, 430 p.

PARECER CAPES referente à APCN 453/2018 (PPG Educação em Fronteiras). Brasília: CAPES, 06. 12. 2018, 3 p.

PARECER relativo ao conjunto de disciplinas proposto pelo PPG Educação em Fronteiras, da FEUSP. São Paulo, 3 p.

PEDIDO de Reconsideração de Resultado da Avaliação da APCN 453/2018 (PPG Educação em Fronteiras – FEUSP). São Paulo: FEUSP, dez. 2018. 3 p.

PINA, Manuel António. O coração pronto para o roubo. São Paulo: Editora 34, 2018, 160 p.

PLANO de transição [PPG Educação/PPG Educação em Fronteiras]. São Paulo: FEUSP, s. d. 2 p.

PROGRAMA de Pós-Graduação Educação em Fronteiras – Proposta de Criação do PPG Educação em Fronteiras. São Paulo: FEUSP, fev., 2018. 36 p.

PROGRAMA de Pós-Graduação em Educação – Apresentação – FEUSP: São Paulo. Disponível em: http://www4.fe.usp.br/pos-graduacao/apresentacao. Acesso em: 22.01.2019.

PROPOSTA de reenquadramento dos atuais orientadores até o próximo momento de recredenciamento. São Paulo: CPG/FEUSP, s.d., 2 p.

RESPOSTA da Coordenação do PPG em Educação da FEUSP ao Ofício n. 4, 28. 05. 2018, da Representação Discente junto ao PPG/FEUSP. São Paulo, s. d. 4 p.

SINTESE da Reunião Plenária da Pós-Graduação – 26. 06. 2018. São Paulo, PPG em Educação, FEUSP, s. d., 2 p.

SINTESE das Reuniões da Comissão Assessora da Pós-Graduação (15 e 27. 02. 2018) e da 375ª. Reunião Ordinária da CPG – 05. 03. 2018. São Paulo: FEUSP, s. d. 4 p.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

02-09-2019

Como Citar

CATANI, A. M. Novos modos de regulação e batalhas na produção do conhecimento – um estudo de caso (New modes of regulation and battling in the production of knowledge – a case study). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 996–1012, 2019. DOI: 10.14244/198271993458. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3458. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas de Educação superior e produção do conhecimento no Brasil: novos modos de regulação e tendências
##plugins.generic.dates.received## 2019-05-15
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-05-15
##plugins.generic.dates.published## 2019-09-02