Infância e relações étnico-raciais: uma questão de saber-poder (Childwood and ethnic-racial relations: a question of know-power)

Autores

  • Edmacy Quirina de Souza UESB
  • Reginaldo Santos Pereira uesb

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993356

Resumo

This article proposes a discussion about childhood, racism and its connection with the devices of know-power engendered in social relations and educational spaces. It discusses how the educational spaces produce ways of subjectivation of the children, the several ways of governing them and comply them in the norms and standards of the white culture. The prejudice and racism practices learned and internalized in the school context contribute to the constitution of a child growing under the aegis of a racist culture. From the post-structuralist theoretical framework, the study problematizes the concepts of essentialized childhood, brings to debate and reflection the truth regimes, the games of knowledge and power that surround childhood, as well as the speeches that are produced in the educational sphere and the emerging challenges to develop an anti-racist education.

Resumo
Este artigo propõe uma discussão sobre infância, racismo e sua conexão com os dispositivos de saber-poder engendrados nas relações sociais e nos espaços educativos. Discute como os espaços educativos produzem modos de subjetivação das crianças, as várias formas de governá-las e enquadrá-las nas normas e padrões da cultura branca. As práticas preconceituosas e racistas aprendidas e internalizadas no contexto escolar colaboram na constituição de uma criança que cresce sob a égide de uma cultura racista. A partir do referencial teórico pós-estruturalista, o estudo problematiza os conceitos de infância essencializada, traz ao debate e reflexão os regimes de verdade, os jogos de saber e poder que circundam a infância, bem como os discursos que são produzidos na esfera educacional e os desafios emergentes para constituição de uma educação antirracista.

Keywords: Childhood, Power, Racism, Knowledge.
Palavras-chave: Infância, Poder, Racismo, Saber.

References

ARROYO, Miguel G. Pedagogia multirracial popular e o sistema escolar. In: GOMES, Nilma Lino. Um olhar além das fronteiras. Educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002a.

BUJES, Maria Isabel Edelweiss. A invenção do eu infantil: dispositivos pedagógicos em ação. Revista Brasileira de Educação, n. 21, p. 17-39, set./dez. 2002b.

BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e poder: breves sugestões para uma agenda de pesquisa. In: COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss (Orgs.). Caminhos investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisa nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

CORAZZA, Sandra Mara. História da infância sem fim. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2000.

CORAZZA, Sandra Mara. Os bons(?) os maus(?): genealogia da moral da Pedagogia. In: CORAZZA, Sandra Mara. Para uma Filosofia do inferno na educação: Nietzsche, Deleuze e outros malditos afins. Belo Horizonte: Autêntica, 2002a.

CORAZZA, Sandra Mara. Infância & Educação: era uma vez... quer que conte outra vez? Rio de Janeiro: Vozes, 2002b.

DINIS, Nilson Fernandes. A esquizoanálise: um olhar oblíquo sobre corpos, gêneros e sexualidades. Sociedade e Cultura, v.11, n. 2, p. 355-361, jul./dez. 2008.

DELEUZE, Gilles. Os intelectuais e o poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979, p. 69-78.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. São Paulo: Editora 34, 1996.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DORNELLES, Leni Vieira. Infâncias que nos escapam: da criança na rua à criança cyber. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1987.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. Aula sobre Nietzsche: como pensar a história da verdade com Nietzsche sem basear-se na verdade. In: FOUCAULT, Michel. Aulas sobre a vontade de saber. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Linguagem, cultura e alteridade: imagens do outro. Cadernos de Pesquisa, n. 107, jul. 1999, p. 41-78.

KATZ, Chaim Samuel. Crianceria: o que é a criança. Cadernos de Subjetividade. São Paulo, número especial, junho, 1996, p. 90-96.

KOHAN, Walter Omar. Infância, entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

KOHAN, Walter Omar.  Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução: Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

NARODOWSKI, Mariano. Infância e poder. Bragança Paulista: Editora da Universidade de São Francisco, 2001.

NARODOWSKI, Mariano. Infância e poder: a conformação da pedagogia moderna. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Tese de Doutorado, Campinas 1993.

NASCIMENTO, Elisa Larkin. O sortilégio da cor: identidade, raça e gênero no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2003.

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Crianças negras entre a assimilação e a negritude. In: Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 2, 2015, p. 161-187.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e; ROSEMBERG, Fúlvia. Brasil: lugares de negros e brancos na mídia. In: DIJK, Teun A. Van (Org.). Racismo e discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2014, p. 73-117.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.



Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

10-05-2019

Como Citar

SOUZA, E. Q. de; PEREIRA, R. S. Infância e relações étnico-raciais: uma questão de saber-poder (Childwood and ethnic-racial relations: a question of know-power). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 459–472, 2019. DOI: 10.14244/198271993356. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3356. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação, Cultura e Subjetividade (Dossier Education, Culture and Subjectivity)
##plugins.generic.dates.received## 2019-03-17
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-03-17
##plugins.generic.dates.published## 2019-05-10