UMA EXPERIÊNCIA EXTRACURRICULAR DE MATEMÁTICA COM CRIANÇAS CARENCIADAS

Autores

  • Adelaide Carreira Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199329

Resumo

 

Descrevemos a concepção e a aplicação em Portugal de um projeto extracurricular – “O Continhas” – concebido e orientado simultaneamente para os alunos da pré-escola e dos quatro primeiros anos de escolaridade e para os seus respetivos docentes, o qual, em ambiente lúdico e descontraído, transmitisse às crianças participantes ideias, conceitos e métodos da matemática, procurando encorajar nelas a criação de pensamento lógico-abstrato e, em paralelo, interessá-las e aproximá-las, de maneira rigorosa, mas divertida, de uma disciplina que tanta resistência e rejeição costuma provocar. Instrumentos centrais do projeto são os seus “Objetos de Aprendizagem”, idealizados visando a aquisição de conhecimento conceptual e formal de matemática e o espertar da oralidade, do raciocínio abstrato e da capaciade de cálculo. Relatamos particularmente a experiência da aplicação do projeto em uma escola pública, inserida em uma zona ocupada por uma população imigrante de baixa renda. Em uma instituição com um aproveitamento escolar bastante inferior à media nacional, a matemática era alvo de um amplo desapreço; em um meio com sérias carências, comuns à instituição e ao alunado, os comportamentos desviantes faziam parte da experiência quotidiana. A aplicação do projeto promoveu alterações positivas nos procedimentos individuais e inter-pessoais dos alunos, implicando uma série de melhorias perceptíveis na sua conduta social e no seu dsempenho escolar global.

Palavras-chave: Brincando a matemática; Estimulação cognitiva.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adelaide Carreira, Universidade do Minho

Docente no Departamento de Matemática da Faculdade de CIências da Universidade de Lisboa -Portugal e na Academia Militar de Lisboa; Membro do Centro de Investigação "Centro de Matemática da Universidade" do Minho

 

 

Downloads

Publicado

29-05-2012

Como Citar

CARREIRA, A. UMA EXPERIÊNCIA EXTRACURRICULAR DE MATEMÁTICA COM CRIANÇAS CARENCIADAS. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 342–357, 2012. DOI: 10.14244/19827199329. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/329. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2012-03-11
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-05-27
##plugins.generic.dates.published## 2012-05-29