LER E ESCREVER MATEMÁTICA: DESAFIOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autores

  • Jeronimo Becker Flores UCS

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199328

Resumo

O presente trabalho relata um estudo de caso cujo cenário é um Curso de formação de professores de Matemática na modalidade a distância. Para a efetiva realização construímos um referencial teórico que norteou questões intrínsecas ao ensino a distância e ao ensino e aprendizagem de matemática. Partindo do pressuposto epistemológico que a construção do conhecimento matemático, sobretudo em ambientes virtuais de aprendizagens (AVAs) está relacionada à leitura e escrita matemática. Portanto reforçamos nossa fundamentação teórica nesta etapa. Após a tecitura de problematizações inerentes a educação a distância (EAD) e ao ensino de matemática ligado ao pressuposto supramencionado, apresentamos as observações e análises que constituímos no desenrolar do estudo. Para sua efetivação analisamos os registros escritos dos fóruns das disciplinas, que ocorreram no segundo semestre de dois mil e onze. Tais registros constituíram o corpus de pesquisa. Os indivíduos envolvidos foram os alunos, professores e tutores, que em conjunto compõem a malha de participantes do curso. Tecemos as análises de maneira qualitativa, a luz da análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Encontramos conclusões provisórias relativas à escrita matemática em AVAs. Dentre estes apontamentos, percebemos que a escrita matemática pode ganhar uma simbologia própria dentro da conjuntura do curso, diferindo-se daquela convencionada pelos livros. Por outro lado, também foi observado que quando o suporte permite, os símbolos matemáticos já conhecidos e utilizados em outras circunstâncias são empregados. Indicamos resultados preliminares que certamente devem ser aprofundados e debatidos por outros pesquisadores.

Palavras-chave: Matemática; EAD; Letramento Matemático.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jeronimo Becker Flores, UCS

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática(2007) e mestrando em educação pela Universidade de Caxias do Sul. Tem pesquisa nas áreas de ensino de matemática e tecnologias da educação.

Downloads

Publicado

25-05-2013

Como Citar

FLORES, J. B. LER E ESCREVER MATEMÁTICA: DESAFIOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 383–394, 2013. DOI: 10.14244/19827199328. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/328. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudo de Caso
##plugins.generic.dates.received## 2012-03-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2013-04-15
##plugins.generic.dates.published## 2013-05-25