LOS ASPECTOS DIDÁCTICOS BÁSICOS DEL SISTEMA DE NUMERACIÓN DECIMAL EN LOS LIBROS DE TEXTO

Autores

  • Maria Pilar Ruesga Ramos Universidad de Burgos
  • Gilda Lisbôa Guimarães Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199327

Resumo

Esse artigo buscou analisar os aspectos que interveem na aprendizagem do sistema de numeração decimal (SND) apresentados em coleções didáticas dos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Busca-se analisar as estratégias e procedimentos das atividades referentes ao SND que são propostos nas coleções, assim como os recursos didáticos que contribuem com a apropriação do mesmo. A análise pode ser utilizada também como orientação a professores para selecionar livros didáticos ou as atividades a serem propostas em sala de aula. Por outro lado, os itens criados para essa análise se configuraram em um instrumento de análise o qual foi utilizado para avaliar três coleções espanholas e três brasileiras de grande tiragem em cada país. Os resultados mostram que 72% das atividades se dedicam a aprendizagem do SND. Porém, ficou evidenciado um surpreendente distanciamento da Matemática com a vida cotidiana, o que contraria a concepção universalmente aceita nos dias atuais.

Palavras chave: Sistema de numeração decimal; Livros didáticos; Anos iniciais; Matemática.


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Publicado

29-05-2012

Como Citar

RUESGA RAMOS, M. P.; GUIMARÃES, G. L. LOS ASPECTOS DIDÁCTICOS BÁSICOS DEL SISTEMA DE NUMERACIÓN DECIMAL EN LOS LIBROS DE TEXTO. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 104–128, 2012. DOI: 10.14244/19827199327. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/327. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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