QUE MATEMÁTICA É PRECISO SABER PARA ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Autores

  • Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi Universidade Federal de São Carlos - Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199316

Resumo

A formação do professor de Educação Infantil para introduzir as crianças pequenas no universo da matemática escolar é o tema principal desse texto. Ao lado deste, encontra-se, por diretamente relacionados, a aprendizagem da docência e os conhecimentos que os professores precisam adquirir e desenvolver para conseguirem atingir suas metas no ensino. Procura-se uma resposta para a questão do título por seu desmembramento: matemática, ensino e aprendizagem de matemática, saberes e fazeres de professores, crianças pequenas e educação infantil. O texto é fruto de estudos e pesquisas realizadas com e sobre professores, seus conhecimentos e práticas profissionais. Como apoio teórico estão autores que estudaram a temática em seus desdobramentos, tais como Shulman, Nunes e Bryant, Smole, Lorenzato, Kramer, entre outros. Como conclusão, destaca-se a necessidade de uma boa base de conhecimento matemático, associada a uma forma peculiar de conhecer, para que professores da educação infantil possam ter sucesso em sua tarefa de introduzir as crianças pequenas nesse universo. Como decorrência, aborda a complexidade da tarefa de ensinar matemática na educação infantil a partir de propostas educacionais vigentes que levem em conta as características dessa faixa etária.

 

Palavras-chave: Educação infantil; Ensino e aprendizagem de matemática; Saberes de professores; Aprendizagem da docência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi, Universidade Federal de São Carlos - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Departamento de Metodologia de Ensino

Downloads

Publicado

29-05-2012

Como Citar

TANCREDI, R. M. S. P. QUE MATEMÁTICA É PRECISO SABER PARA ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 284–298, 2012. DOI: 10.14244/19827199316. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/316. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios
##plugins.generic.dates.received## 2012-02-20
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-04-07
##plugins.generic.dates.published## 2012-05-29

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)