QUE MATEMÁTICA É PRECISO SABER PARA ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
DOI:
https://doi.org/10.14244/19827199316Resumo
A formação do professor de Educação Infantil para introduzir as crianças pequenas no universo da matemática escolar é o tema principal desse texto. Ao lado deste, encontra-se, por diretamente relacionados, a aprendizagem da docência e os conhecimentos que os professores precisam adquirir e desenvolver para conseguirem atingir suas metas no ensino. Procura-se uma resposta para a questão do título por seu desmembramento: matemática, ensino e aprendizagem de matemática, saberes e fazeres de professores, crianças pequenas e educação infantil. O texto é fruto de estudos e pesquisas realizadas com e sobre professores, seus conhecimentos e práticas profissionais. Como apoio teórico estão autores que estudaram a temática em seus desdobramentos, tais como Shulman, Nunes e Bryant, Smole, Lorenzato, Kramer, entre outros. Como conclusão, destaca-se a necessidade de uma boa base de conhecimento matemático, associada a uma forma peculiar de conhecer, para que professores da educação infantil possam ter sucesso em sua tarefa de introduzir as crianças pequenas nesse universo. Como decorrência, aborda a complexidade da tarefa de ensinar matemática na educação infantil a partir de propostas educacionais vigentes que levem em conta as características dessa faixa etária.
Palavras-chave: Educação infantil; Ensino e aprendizagem de matemática; Saberes de professores; Aprendizagem da docência.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Licença CC-BY-NC
(Atribuição Não Comercial)
Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-04-07
##plugins.generic.dates.published## 2012-05-29