Intensificação do trabalho docente e saúde: estudo com docentes da Universidade Federal de Goiás vinculados a programas de pós-graduação (Intensification of teaching and health work: a study with professors from the Federal University of Goiás linked to graduate programs)

Autores

  • Joana Alice Ribeiro de Freitas Universidade Federal de Goiás
  • Vera Lucia Navarro Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271993084

Resumo

This article discusses the relationship between the intensification of teachers’ labour and health of professors. The data obtained are based on research that had for object the work of post-graduation programs professors in a public university. The qualitative research, theoretically and methodologically grounded by historical-dialectical materialism, used interviews as the main instrument of data collection. For that, were interviewed 11 professors from two post-graduation programs of the Federal University of Goiás (UFG), in the period from 2010 to 2012, namely PPGEO and PPGEcoEvol, the programs that achieved concept six in the CAPES evaluation. The present research is justified by the observation of the profound transformations that occurred not only in higher education, but also in Brazilian post-graduation, especially after the State Reform of the 1990s. The new requirements have improved over time and have culminated in the increase of the evaluation demands made by the agencies of promotion of research, which unfold in intensification of labour. The report of professors interviewed showed a series of physical and psychological symptoms in all professors, either due to lack of rest, work overload or difficulty in handling the demands of academic and administrative work linked to post-graduation studies.

Resumo

O presente artigo discute a relação entre intensificação do trabalho docente e a saúde de professores. Os dados obtidos baseiam-se em pesquisa que teve como objeto de estudo o trabalho docente de uma universidade pública vinculado a programas de pós-graduação. A pesquisa de caráter qualitativo foi fundamentada teórica e metodologicamente pelo materialismo histórico-dialético e utilizou como principal instrumento de coleta de dados a entrevista. Para tanto foram entrevistados 11 professores vinculados aos dois programas de pós-graduação mais bem avaliados da Universidade Federal de Goiás (UFG), no período de 2010 a 2012 pela Capes. Estes dois programas, a saber, PPGEO e PPGEcoEvol obtiveram o conceito seis na avaliação mencionada. A presente pesquisa justifica-se pela observação das profundas transformações ocorridas não apenas no ensino superior, mas também na pós-graduação brasileira, principalmente em momento posterior à Reforma do Estado da década de 1990. As novas exigências têm se aprimorado ao longo do tempo e têm culminado no aumento das cobranças avaliativas feitas pelas agências de fomento à pesquisa, as quais se desdobram em intensificação do trabalho. O relato dos docentes entrevistados sinalizou para uma série de sintomas físicos e psicológicos na totalidade dos professores, seja pela falta de descanso, pela sobrecarga de trabalho ou pela dificuldade em manejar as exigências do trabalho acadêmico e administrativo vinculado à pós-graduação.

Keywords: Teachers’ labour, Health of professors, Intensification of labour.

Palavras-chave: Trabalho docente, Saúde docente, Intensificação do trabalho.  

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Biografia do Autor

Joana Alice Ribeiro de Freitas, Universidade Federal de Goiás

Professora da Faculdade de Educação da UFG.

Vera Lucia Navarro, Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto

Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia no departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto.

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Publicado

02-09-2019

Como Citar

RIBEIRO DE FREITAS, J. A.; NAVARRO, V. L. Intensificação do trabalho docente e saúde: estudo com docentes da Universidade Federal de Goiás vinculados a programas de pós-graduação (Intensification of teaching and health work: a study with professors from the Federal University of Goiás linked to graduate programs). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1032–1057, 2019. DOI: 10.14244/198271993084. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3084. Acesso em: 18 abr. 2024.

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