FORMAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: HISTÓRIA DE PROFESSORES DE CLASSES MULTISSERIADAS – NOVO HAMBURGO/RS (1940-2009)

Autores

  • José Edimar Souza UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199303

Resumo

Este estudo trata da história do ensino rural no período de 1940 a 2009, a partir da memória de dez professores que atuaram em classes multisseriadas na rede pública municipal, na região de Lomba Grande, município de Novo Hamburgo/RS, Brasil. As memórias são analisadas sob a perspectiva do “tempo social”, quando a memória permite aos sujeitos assumir o seu lugar na rede das relações sociais inscritas no contexto, envolvendo recordações coletivas desse grupo de sujeitos: cuja memória permite compreender o processo de constituição e opção pelo Magistério, principalmente o aspecto da formação para ser professor(a). A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semiestruturadas, além da análise documental. O referencial teórico sustenta-se na perspectiva da História Cultural. A análise enfatiza a dimensão das memórias na constituição docente em classes multisseriadas e sua relação com a representação docente enquanto prática cultural. Destaca-se, no conjunto de análise, as estratégias construídas no processo de escolarização, a realização de cursos supletivos, as formas de ingresso no magistério público municipal e a formação em serviço. Constata-se que, mesmo à margem da cidade, os professores rurais, em Novo Hamburgo/RS, inventaram formas criativas para continuar seu processo formativo e de atualização constante.

Palavras-chave: Formação de Professores; Trajetória docente; Classes Multisseriadas.

Agência financiadora: PROEX/CAPES

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Edimar Souza, UNISINOS

GRADUADO EM HISTÓRIA - UNISINOS;

MESTRE EM EDUCAÇÃO - UNISINOS;

DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO - UNISINOS, COM BOLSA PROEX/CAPES.

PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO;

TÉCNICO EM EDUCAÇÃO DA FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA.

Downloads

Publicado

27-11-2012

Como Citar

SOUZA, J. E. FORMAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: HISTÓRIA DE PROFESSORES DE CLASSES MULTISSERIADAS – NOVO HAMBURGO/RS (1940-2009). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 84–107, 2012. DOI: 10.14244/19827199303. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/303. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-02-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-06-19
##plugins.generic.dates.published## 2012-11-27