A identidade social docente na formação inicial de professores de Ciências (The social identity of teachers in the initial training of teachers in Science)

Autores

  • Bruno Tadashi Takahashi Universidade Estadual de Maringá
  • Álvaro Lorencini Júnior Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992677

Resumo

This study examines how the socialization process in supervised training occurs and influences in construction of a teaching identity of teachers in initial formation. The theoretical basis of the research is based on the literature of social psychology, teacher identity and teacher education. The research methodology consisted of semi-structured interviews with 10 academic of Biological Sciences course and further processing of data according recurrent categories. The results suggest that socialization in the period of initial teacher education directly affects the reframing of teaching representation and recognition of belonging to the social group of teachers. The mapping of the subjective aspects that generate challenges and possibilities for the field of teacher training also indicates that it is possible to work the research related to identity as a formative principle in teaching.

Resumo
Este artigo analisa como o processo de socialização no estágio supervisionado ocorre e influencia na construção de uma identidade docente de professores em formação inicial. A fundamentação teórica da pesquisa está embasada na literatura da psicologia social, da identidade docente e da formação de professores de Ciências. A metodologia de pesquisa consistiu em entrevistas semiestruturadas com 10 acadêmicas de um curso de Ciências Biológicas e posterior tratamento dos dados segundo categorias recorrentes. Os resultados obtidos apontam que a socialização, nesse período da formação inicial de professores, produz representações da docência e o reconhecimento do pertencimento ao grupo social dos professores. O mapeamento dos aspectos identitários geram desafios e possibilidades para o campo de formação de professores e também indica que é possível trabalhar as pesquisas relacionadas à identidade como princípio formativo na docência.

Keywords: Identity, Professionalism, Supervised training.
Palavras-chave: Identidade, Profissionalismo, Estágio supervisionado.

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Biografia do Autor

Bruno Tadashi Takahashi, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação para a Ciência e matemática pela Universidade Estadual de Maringá e docente do departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá, Máringá/Paraná

Álvaro Lorencini Júnior, Universidade Estadual de Londrina

 Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP) e docente do departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Londrina, Londrina/Paraná

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Publicado

16-05-2019

Como Citar

TAKAHASHI, B. T.; LORENCINI JÚNIOR, Álvaro. A identidade social docente na formação inicial de professores de Ciências (The social identity of teachers in the initial training of teachers in Science). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1103–115, 2019. DOI: 10.14244/198271992677. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2677. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

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