Disputas por vontades de verdade sobre os corpos na escola: o dispositivo fenotípico da homofobia e do racismo (Disputes for wills to truth on bodies in school: the phenotypical device of homophobia and racism)

Autores

  • Fulvio Cesar Garcia Severino UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992560

Resumo

Abstract
In this study, seven reports on homophobia (four) and racism (three) published in G1 news website were discursively analyzed. All the reports presented separately these two themes in school, bound to the subject’s bodies. The analysis has focused on how “wills to truth” about the blacks’, gays’ and lesbians’ body built discursive struggles displacing them from the rule and underlining their differences. Basically, there was a tendency in producing and naturalizing characteristics with phenotypical effects, which sometimes underline differences, diminishing them, and sometimes block or shift equalities, when they weaken the rules. In this process, subjectivities are controlled through the objectification of the subjects’ bodies.

Resumo
Neste trabalho foram analisadas discursivamente matérias sobre homofobia (quatro) e racismo (três), publicadas no site de notícias G1. Foram selecionadas aquelas que apresentavam separadamente essas duas temáticas no cenário escolar, vinculadas ao corpo dos sujeitos. Analisou-se como as “vontades de verdade” dos corpos de negros e negras e de gays e lésbicas construíam embates discursivos, deslocando-os das normas de modo a marcar suas diferenças. Notou-se, basicamente, a tendência à produção e à naturalização de características com efeitos fenotípicos, que ora marcam a diferença, inferiorizando-a, ora interditam ou deslocam as semelhanças, quando fragilizam as normas. Nesse processo, as subjetividades são controladas por meio da objetivação dos corpos dos sujeitos.

Keywords: Homophobia, Racism, Phenotypical device, Wills to truth.
Palavras-chave: Homofobia, Racismo, Dispositivo fenotípico, Vontades de verdade.

References

ANGERMULLER, Johannes. Analyse du discours poststructuraliste. Les voix du sujet dans le langage chez Lacan, Althusser, Foucault, Derrida, Sollers. Limoges: Éditions Lambert-Lucas, 2013.

BILGE, Sirma. Théorization féministes de l’interseccionnalité. Diogène, V.1, n.225, p. 70-88, 2009.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

COURTINE, Jean-Jacques. Decifrar o corpo. Pensar com Foucault. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

COURTINE, Jean-Jacques. A era da ansiedade: discurso, história e emoções. In: CURSINO, Luzmara; SARGENTINI, Vanice; PIOVEZANI, Carlos. (Orgs.) (In)subordinações contemporâneas. Consensos e resistências nos discursos. São Carlos-SP: Edufscar, p. 15-29, 2016.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça, classe. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

DAVIS. Kathy. Intersectionality as buzzword: A sociology of science perspective on what makes a feminist theory successful. Feminist Theory. Vol 9(1), p. 67-85, 2008.

DERRIDA, Jacques. A escritura, o signo e o jogo no discurso das Ciências Humanas. In: ______. A escritura e a diferença. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, p. 407-426, 2009.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. 2. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

FANON, Franz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso na Educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197-223. Novembro/2001.

FONSECA, Angela Couto Machado. Poder e corpo em Foucault: qual corpo? Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC. V. 35.1, p. 15-33, 2015. 

FOUCAULT, Michel. The subject and power. Critical Inquiry, v. 8, n. 4, p. 777-795, 1982.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias / Le corps utopique, les hétérotopies. São Paulo: n-1 Edições, 2013a.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013b.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2014a.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 1. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2014b.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. 1. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2014c.

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história. In: ______. Microfísica do poder. 4. Ed. São Paulo: Paz e Terra; p. 55-86, 2016a.

FOUCAULT, Michel. Poder-corpo. In: ______. Microfísica do poder. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, p. 234-243, 2016b.

GREGOLIN, Maria do Rosário. A análise do discurso: conceitos e aplicações. Alfa. São Paulo: v.39, p. 13-21, 1996.

GREGOLIN, Maria do Rosário. Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades. Comunicação, mídia e consumo São Paulo. v.4, n.11, p. 11-25, 2007.

HALL, Stuart. Identidade cultural e diáspora. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro, n. 24, p. 68-75. 1996.

HALL, Stuart. Sin garantías: trayectorias y problemáticas en estudios culturales. Ecuador: Corporación Editorial Nacional, 2013.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2014.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: ______. O corpo educado. 3. ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, p. 7-34, 2015.

LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo descolonial. Estudos Feministas, Florianópolis, 22(3): p. 935-952, setembro-dezembro, 2014.

Olson, Gary A.; Worsham, Lynn. Changing the Subject: Judith Butler's Politics of Radical Resignification. Jac. 20.4. p. 726-766, 2000.

PEREIRA, Lucas de Almeida. A genealogia foucaultiana como ferramenta para a escrita da história do presente. In: CARDOSO-JÚNIOR, Hélio Rabelo; LEMOS, Flávia Cristina Silveira. (Orgs). Foucault e Deleuze/Guattari. Corpos, instituições e subjetividades. 1 ed. São Paulo:  Fapesp/Annablume Editora. p. 27-40. 2011.

PRECIADO, Paul Beatrice. Manifesto contrassexual. Práticas subversivas de identidade sexual. 2 ed. São Paulo: n-1 Edições, 2017.

SAID, Edward W. Orientalismo. São Paulo: Companhia de Bolso, 2015.

SANTOS, Boaventura Souza. Para além do pensamento abissal. Das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos. 79; pp.71-94, 2007.

SANTOS, Edmar Ferreira. Religiosidade africana e afro-brasileira: notas para o ensino de História da África no Brasil. In: SILVÉRIO, V.R; KAWAKAMI-MATTIOLLI, E.A.; MADEIRA, T.F.L. (Orgs.) Relações étnico-raciais: um percurso para educadores. (volume II). São Carlos: Edufscar, p. 17-50, 2012.

SANTOS, Mario Ferreira dos. Prefácio. In: NIETZSCHE, Friedrich. Vontade de potência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fulvio Cesar Garcia Severino, UFSCar

Programa de Pós-graduação em Educação-UFSCar

Downloads

Publicado

01-09-2018

Como Citar

SEVERINO, F. C. G. Disputas por vontades de verdade sobre os corpos na escola: o dispositivo fenotípico da homofobia e do racismo (Disputes for wills to truth on bodies in school: the phenotypical device of homophobia and racism). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 867–883, 2018. DOI: 10.14244/198271992560. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2560. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2017-11-26
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-06-04
##plugins.generic.dates.published## 2018-09-01