IMPLICAÇÕES DA METACOGNIÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Autores

  • Eliana Alves Pereira Leite Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marta Maria Pontin Darsie Universidade Federal do Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199250

Resumo

Este artigo discorre sobre o tema metacognição a partir da identificação e discussão de diferentes definições encontradas na literatura. Tem por objetivo apresentar implicações identificadas por diferentes autores entre metacognição e aprendizagem, e mais especificamente entre metacognição e aprendizagem da matemática. Nesse sentido, trata-se de uma revisão de literatura, construída como parte da fundamentação teórica de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como exploratório e bibliográfico. Cabe ressaltar, que embora alguns autores tenham apontado para a importância da metacognição na aprendizagem, tal mecanismo ainda é pouco conhecido e consequentemente pouco explorado principalmente no campo da Educação Matemática. Acredita-se que esses apontamentos podem contribuir nas discussões concernentes ao processo de aprendizagem da matemática.

Palavras-chave
: Metacognição; Aprendizagem; Matemática.

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Biografia do Autor

Eliana Alves Pereira Leite, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2006) e Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Atualmente é aluna do curso de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso e estudante vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GRUEPEM) liderado pela profª Dra. Marta Maria Pontin Darsie.

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Publicado

23-11-2011

Como Citar

LEITE, E. A. P.; DARSIE, M. M. P. IMPLICAÇÕES DA METACOGNIÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 179–191, 2011. DOI: 10.14244/19827199250. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/250. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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