A ATIVIDADE DO TRABALHO COMO MEIO PARA MANUTENÇÃO DA SAÚDE DOCENTE: UMA PERSPECTIVA ERGOLÓGICA

Autores

  • Paulo Roberto Vieira Júnior UNA-BH -MG
  • Eloisa Helena Santos UNA - BH - MG

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199249

Resumo

Este artigo é produto de dissertação de mestrado, construída a partir de uma abordagem qualitativa e exploratória que analisou estratégias para manutenção da saúde pela atividade docente. Para tal realizou entrevistas semiestruturadas com seis professores do Ensino Fundamental de duas escolas da região metropolitana de Belo Horizonte - MG que desde a posse no cargo de professor não se afastaram de suas atividades por motivos de doença. As crescentes estatísticas de desordem física e emocional que atingem essa categoria desencadeadora de sucessivos pedidos de licença médica e até abandono da profissão (Síndrome de Burnout), bem como a necessidade da busca de soluções para estes fenômenos justificaram sua realização. Seu objetivo geral foi descobrir quais as estratégias utilizadas por estes docentes para manutenção da saúde. Os relatos foram analisados por meio do referencial ergológico proposto pelo filósofo francês Yves Schwartz e sua equipe. A partir desta perspectiva concluiu-se que os “professores saudáveis” criam e recriam constantemente estratégias para solucionar problemas no cotidiano laboral. No hiato entre a subjetividade e as normas antecedentes do trabalho, os educadores produzem renormalizações que explicam o êxito que logram na luta em prol da busca e manutenção da saúde e dessa forma não aumentem as estatísticas de adoecimento docente no Brasil.
 
Palavras chave: Trabalho docente. Normas antecedentes. Renormalizações. Estratégias de enfrentamento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Roberto Vieira Júnior, UNA-BH -MG

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pela Una Bh-MG, Especialista em Treinamento Desportivo pela UGF RJ, Graduado em educação física pela UFMG. Docente da Faculdade Pitágoras, Universidade Salgado de Oliveira e Fundação Helena Antipoff

Eloisa Helena Santos, UNA - BH - MG

Professora do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA (Belo Horizonte, Brasil). Membro da Rede Franco-lusófona Ergologia, Trabalho e Desenvolvimento. Doutora em Educação, Pós-Doutora em Sociologia do Trabalho e em Ergologia. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMG onde trabalhou até 2003. Membro fundador do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação do qual foi coordenadora.

Downloads

Publicado

23-11-2011

Como Citar

VIEIRA JÚNIOR, P. R.; SANTOS, E. H. A ATIVIDADE DO TRABALHO COMO MEIO PARA MANUTENÇÃO DA SAÚDE DOCENTE: UMA PERSPECTIVA ERGOLÓGICA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 160–178, 2011. DOI: 10.14244/19827199249. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/249. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2011-07-30
##plugins.generic.dates.accepted## 2011-11-11
##plugins.generic.dates.published## 2011-11-23

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)