Educação em memória e suas relações com o saber (Memory education and its relations with knowledge)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992414

Resumo

The article presents results of the investigation whose objective was to understand the relations with knowledge established by the graduates of Basic Education with the memory of the Brazilian civil-military dictatorship. From the contributions made by historical-critical pedagogy and by Bernard Charlot’s studies, it takes as epistemological reference the dialectical relation between the social and singular history of the subjects to problematize the tensions and contradictions posed by plural realities that present themselves in formal environments of education. Having as research subject young people of the Socioeducational Project Popular Course and making use of structured questionnaires, the objective social position of the subjects investigated was used to group the data, which from a dialectical perspective was treated in its quantitative and qualitative pertinence. The conclusions point out that the relationship with knowledge is also a relation with the world and that, for the popular classes, education in memory implies the possibility of relating to the renunciation of a memory that does not affirm its interests, that denies its rights and make it impossible to occupy a place as a historical agent that interacts with the world and with others.

Resumo

O artigo apresenta resultados da investigação cujo objetivo consistiu em compreender as relações com o saber estabelecido pelos egressos da Educação Básica com a memória da ditadura civil-militar brasileira. Desde as contribuições postas pela pedagogia histórico-crítica e pelos estudos de Bernard Charlot toma como referência epistemológica a relação dialética entre a história social e singular dos sujeitos para problematizar as tensões e contradições postas por realidades plurais que se apresentam em ambientes formais de educação. Tendo como sujeitos da investigação jovens do Projeto Socioeducativo Cursinho Popular e fazendo uso de questionários estruturados valeu-se da posição social objetiva dos sujeitos investigados para agrupamento dos dados, os quais desde uma perspectiva dialética foram tratados em sua pertinência quantitativa e qualitativa. As conclusões apontam que a relação com o saber também é uma relação com o mundo e que para as camadas populares a educação em memória implica em possibilidade de relacionar-se com a renúncia de uma memória que não afirme seus interesses, que negue seus direitos e impossibilite ocupar um lugar enquanto agente histórico que interage com o mundo e com os outros.

Resumen

El artículo presenta resultados de la investigación cuyo objetivo consistió en comprender las relaciones con el saber establecido por los egresados de la Educación Básica con la memoria de la dictadura civil-militar brasileña. Desde las contribuciones puestas por la pedagogía histórico-crítica y por los estudios de Bernard Charlot toma como referencia epistemológica la relación dialéctica entre la historia social y singular de los sujetos para problematizar las tensiones y contradicciones puestas por realidades plurales que se presentan en ambientes formales de educación. En el marco de la investigación juvenil del Proyecto Socioeducativo Curso Popular y haciendo uso de cuestionarios estructurados se valió de la posición social objetiva de los sujetos investigados para agrupar los datos, los cuales desde una perspectiva dialéctica fueron tratados en su pertinencia cuantitativa y cualitativa. Las conclusiones apuntan que la relación con el saber también es una relación con el mundo y que para las capas populares la educación en memoria implica la posibilidad de relacionarse con la renuncia de una memoria que no afirme sus intereses, que niegue sus derechos y imposibilita ocupar un lugar como agente histórico que interactúa con el mundo y con los demás.

Keywords: Education, Relations with knowledge, Policies of memory, Military dictatorship.

Palavras-chave: Educação, Políticas de memória, Relações com o saber, Ditadura militar.

Palabras claves: Educación, Políticas de memoria, Relaciones con el saber, Dictadura militar.

References

ADORNO, T. Educação após Auschwitz. In: MAAR, T. W. Educação e Emancipação (pp. 119 - 138). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

AMÉZOLA, G. D. La enseãnza escolar de la Historia del presente en la Argentina. Revista de Teoría y Didáctica de las Ciencias Sociales, no. 8, p.7-30, Enero - Diciembre, 2003.  Mérida, Venezuela. Recuperado em 01 de março de 2016 de: http://www.saber.ula.ve/bitstream/123456789/23983/1/gonzalo_amezola.pdf.

ANDRÉ, M.; JUNCKES, R. S. O professor formador e as relações com os seus saberes profissionais. Diálogo Educacional. Curitiba, v.12. n. 36, maio/agosto, 2012, p. 511-527.

ARGENTINA. Lei nº 26.206, de 27 de dezembro de 2006. Ley de Educación Nacional. Orden del Día, Buenos Aires, DF, 2006.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, 2006.

BRASIL. Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, 2009.

BROITMAN, C. Adultos que inician la escolaridad: Sus conocimientos aritméticos y la relación que establecen con el saber y con las matemáticas. 2012. 397p. Tesis de posgrado (Doctorado en Ciencias de la Educación). La Plata: Universidad Nacional de La Plata. Faculdad de Humanidades y Ciencias de la Educación. En Memoria Acadêmica, 2012. Disponíble em http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/tesis/te.899/te.899.pdf.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

CHARLOT, B. Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CHARLOT, B. Relação com a escola e o saber nos bairros populares. Perspectiva, Florianópolis, v.20, n. Especial, jul/dez., p.17-34, 2002.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização. Porto Alegre: Artmed, 2005.

DUSSEL, I. La educacion y la memoria. Notas sobre la politica de la transmisión. Revista Anclajes (La Pampa), vol. VI, n. 6, parte II, diciembre, 267 – 293, 2002.

MARX, K. Trabalho alienado e superação positiva da autoalienação humana. Manuscritos econômicos-filosóficos de 1844. In: Coletânea organizada por Florestan Fernandes. São Paulo: Ática, 1989.

RAGGIO, S. La enseñanza del pasado reciente: hacer memoria y escribir la historia en el aula. Revista Clio & Asociados, volumen 5. Universidad Nacional del Litoral, p. 95-111, 2004

SOARES, I. V. P. Desafios ao lidar com o legado da ditadura brasileira: e se usarmos os instrumentos protetivos dos bens culturais? Texto publicado originalmente em 60 Desafios do Direito: Política, Democracia e Direito, Coordenadores Ana Claudia S. Scalquette e José Francisco Siqueira Neto, Volume 3, organizadores: Clarice Seixas Duarte e Daniel Nagao Menezes, Editora Atlas, 2013, p.54-65. Revista Eletrônica do Ministério Público Federal, Vol. 4, 2013. 

SOUSA, J. D. Marx e a crítica da educação: da expansão liberal-democrática à crise regressivo-destrutiva do capital. São Paulo: Ideias & Letras, 2010.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vera Alves Crispim Capucho, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/NEPEDH

Vera Capucho cursa doutorado em Ciências da Educação na Universidade Nacional de La Plata/Argentina e possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Graduação e Licenciatura Plena em História pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Direitos Humanos-NEPEDH/UFPE e membro do Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação – GPTeFE/UFSCAR

Genilson Cordeiro Marinho, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/NEPEDH

Genilson Marinho cursa doutorado em Ciências da Educação na Universidade Nacional de La Plata/Argentina e possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Graduação e Licenciatura Plena em História pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Direitos Humanos-NEPEDH/UFPE e membro do Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação – GPTeFE/UFSCAR

Publicado

05-01-2019

Como Citar

CAPUCHO, V. A. C.; MARINHO, G. C. Educação em memória e suas relações com o saber (Memory education and its relations with knowledge). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 247–259, 2019. DOI: 10.14244/198271992414. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2414. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2017-09-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-08-10
##plugins.generic.dates.published## 2019-01-05