MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES ON-LINE EM DISCIPLINAS DE ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Daielly Melina Nassif Mantovani USP - FEA
  • Adriana Backx Noronha Viana USP - FEA
  • Maria Aparecida Gouvêa USP - FEA

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199239

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem de estatística em cursos de graduação na área de negócios, em especial na Administração, representa um grande desafio para professores e alunos. O uso de recursos da Educação a Distância, especificamente o e-learning, pode tornar este processo mais flexível, reduzindo a ansiedade experimentada pelos alunos. Entretanto, apesar da grande potencialidade da EAD em reduzir barreiras de tempo e espaço, atividades mal planejadas e implementadas de forma equivocada podem causar problemas ao processo educacional e limitar a aprendizagem dos estudantes. Adicionalmente, problemas de evasão e baixa satisfação do estudante podem prejudicar o processo educacional. Assim, este trabalho, que se configura como uma pesquisa qualitativa e descritiva, tem como objetivo discutir e propor um método para implementação e acompanhamento de atividades a distância em disciplinas de estatística de cursos da área de Administração, de forma a proporcionar aprendizagem efetiva. O método foi baseado nos principais recursos disponíveis nos ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, tais como fórum, chat, correio eletrônico, materiais de leitura, exercícios, FAQ e enquete. Apresenta-se a definição dos recursos, seu objetivo, o tipo de interação permitido por cada um e os passos necessários para implementação e acompanhamento das atividades. O método proposto pode ser ampliado para outros contextos, nas áreas de humanidades e biológicas, pois trata da educação on-line para adultos.

Palavras-chave: e-learning; ensino-aprendizagem; estatística aplicada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

23-11-2011

Como Citar

NASSIF MANTOVANI, D. M.; VIANA, A. B. N.; GOUVÊA, M. A. MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES ON-LINE EM DISCIPLINAS DE ESTATÍSTICA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 236–255, 2011. DOI: 10.14244/19827199239. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/239. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios
##plugins.generic.dates.received## 2011-06-06
##plugins.generic.dates.accepted## 2011-08-23
##plugins.generic.dates.published## 2011-11-23