Da Universidade à Escola: a diversidade presente na sala de aula (From University to School: the diversity present in the classroom)

Autores

  • Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcos Lübeck Unioeste
  • Priscila Gleden Novaes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992345

Resumo

Abstract

In this article we show some experience reports lived by three teachers in the context of diversity in Basic Education, that currently teach in Mathematics Graduation courses at two public universities in Foz do Iguaçu/PR, Brazil. Also, we intend to present some discussions about the challenges these mathematics teachers encounter in the practice of the profession when facing the diversity present in the classroom, especially with those associated to the special educational needs of the students. These discussions are generated by events witnessed in a university extension project, which has two students with visual deficiency, as well as by a lived experience as recent graduate, whose performance occurred in a school with deaf students, and other experienced in the Supervised Internship with an extremely heterogeneous group, composed of repeating students of different ages, social and cultural classes, sexualities, creeds and special educational needs. These facts permitted us to experience the diversity that´s present in Basic Education, as well as to rethink and discuss the Mathematics teacher formation, concluding that the elaboration and execution of extension projects, linking the University to the School, is a plausible way for a formation dedicated to Inclusive Education.

Keywords: Extension projects, Diversity, Mathematics, Teacher training.

Resumo

Neste artigo, expomos alguns relatos de experiências vividas por três docentes no âmbito da diversidade na Educação Básica que, atualmente, lecionam nos cursos de Licenciatura em Matemática de duas Universidades públicas em Foz do Iguaçu/PR, Brasil. Objetivamos, também, apresentar algumas discussões sobre alguns dos desafios que os professores de Matemática enfrentam no exercício da profissão ao se deparar com a diversidade presente na sala de aula, sobretudo com os relacionados às necessidades educacionais especiais dos alunos. Estas discussões são geradas por acontecimentos presenciados em um projeto de extensão universitária, o qual tem dois alunos participantes com deficiência visual, bem como por uma experiência vivida enquanto recém-formado, cuja atuação ocorreu em uma escola com alunos com necessidades educacionais especiais, no caso surdos, e outra vivenciada na realização do Estágio Supervisionado em uma turma extremamente heterogênea, composta por alunos repetentes, de idades, classes sociais e culturais, sexualidades, credos e necessidades educativas especiais diferentes. Esses fatos nos permitiram experimentar a diversidade presente na Educação Básica, bem como repensar e discorrer sobre a formação de professores de Matemática, concluindo que a elaboração e a execução de projetos de extensão, vinculando a Universidade à Escola, é um caminho plausível para uma formação mais voltada à Educação Inclusiva.

Palavras-chave: Projetos de extensão, Diversidade, Matemática, Formação de professores.

Resumen

En este artículo presentamos algunos relatos de experiencias vividas por tres docentes en el ámbito de la diversidad en la Educación Básica que, actualmente, enseñan en los cursos de Licenciatura en Matemáticas de dos Universidades públicas en Foz do Iguaçu/PR, Brasil. También son presentadas discusiones sobre algunos de los desafíos que los profesores de matemáticas enfrentan en el ejercicio de la profesión al encontrarse con la diversidad presente en el aula, sobre todo con los relacionados con las necesidades educativas especiales de los alumnos. Estas discusiones son generadas por acontecimientos presenciados en un proyecto de extensión universitaria, el cual tiene dos alumnos participantes con discapacidad visual, así como por una experiencia vivida como recién graduado, cuya actuación tuvo lugar en una escuela con alumnos con necesidades educativas especiales, en el caso sordos, y otra vivenciada en la realización de la Práctica Supervisada en una clase extremadamente heterogénea, compuesta por alumnos repitentes, de edades, clases sociales y culturales, sexualidades, creencias y necesidades educativas especiales muy diferentes. Estos hechos nos permitieron experimentar la diversidad presente en la Educación Básica, así como repensar y discurrir sobre la formación de profesores de Matemáticas, concluyendo que la elaboración y la ejecución de proyectos de extensión, vinculando a la Universidad a la Escuela, es un camino plausible para una formación más orientada a la Educación Inclusiva.

Palabras-clave: Proyectos de extensión. Diversidad. Matemática. Formación de profesores.

References

AGUIAR, J. S. Educação Inclusiva: jogos para o ensino de conceitos. 2. ed. Campinas: Papirus, 2005.

ALVES, E. M. S. A Ludicidade e o Ensino de Matemática: uma prática possível. Campinas: Papirus, 2001.

ANDRÉ, M. A Pedagogia das Diferenças. In ______ (org.). Pedagogia das Diferenças na Sala de Aula. 7. ed. Campinas: Papirus, 2006, p. 11-26.

AMBROSETTI, N. B. O “Eu” e o “Nós”: trabalhando com a diversidade em sala de aula. In: ANDRÉ, Marli (org.). Pedagogia das Diferenças na Sala de Aula. 7. ed. Campinas: Papirus, 2006, p. 81-105.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer 17/2001, de 3 de julho de 2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: CNE, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB017_2001.pdf>. Acessado em: 30 mai. 2017.

CARVALHO, J. M. Possibilidades de Trabalho com a Diversidade em Sala de Aula. 2012. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0315.html>. Acessado em: 30 mai. 2017.

DORIGON, T. C.; ROMANOWSKI, J. P. A Reflexão em Dewey e Schön. Revista Intersaberes, Curitiba, ano 3, n. 5, p. 8-22, jan./jul. 2008. Disponível em: <https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/download/123/96>. Acessado em: 06 jun. 2017.

FREITAS, S. N. A Formação de Professores na Educação Inclusiva: construindo a base de todo o processo. In: RODRIGUES, David (org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006, p.161-181.

KLEIN, A. M.; PÁTARO, C. S. O. A Escola Frente às Novas Demandas Sociais: educação comunitária e formação para a cidadania. Cordis: revista eletrônica de história social da cidade, São Paulo, PUC, n. 1, p. 1-18, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://www4.pucsp.br/revistacordis/downloads/numero1/artigos/1_escola_novas_demandas.pdf>. Acesso em: 30 mai. 2017.

LÜBECK, M.; RODRIGUES, T. D. Incluir e? Melhor que Integrar: uma concepção da Educação Etnomatemática e da Educação Inclusiva. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 6, n. 2, p. 8-23, jun./set. 2013. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/2740/274028386002.pdf>. Acessado em: 10 jul. 2017.

MANTOAN, M. T. E. O Direito de Ser, Sendo Diferente, na Escola. In: RODRIGUES, David (org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006, p.183-209.

PIMENTEL, S. C. Estudantes com Deficiência no Ensino Superior: construindo caminhos para desconstrução de barreiras na UFRB. Bahia: URFB, 2013. 21p. Disponível em: <https://www.ufrb.edu.br/nupi/images/documentos/Estudantes%20com%20deficincia%20no%20Ensino%20Superior%20construindo%20caminhos%20para%20in.pdf>. Acessado em: 31 mai. 2017.

RAMOS, R. Passos para a Inclusão: algumas orientações para o trabalho em classes regulares com crianças com necessidades especiais. São Paulo: Cortez, 2008.

RODRIGUES, D. Dez Ideias (Mal)Feitas Sobre a Educação Inclusiva. In: ______. (org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006, p. 299-318.

SANTOS, A. F. Educação Inclusiva no Ensino Superioro docente universitário em foco. 2009. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13776/1/aAmanda.pdf>. Acessado em: 31 mai. 2017.

SKLIAR, C. A Inclusão que é “nossa”, e a Diferença que é do “outro”. In: RODRIGUES, David (org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006, p.15-34.

UNILA. Acessibilidade e Inclusão. 2014. Disponível em: <https://unila.edu.br/noticias/acessibilidade-e-inclusao>. Acessado em: 31 mai. 2017.

UNIOESTE. Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais. 2015. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/projetos/pee/m_gra/pee.php>. Acessado em: 31 mai. 2017.

UNIOESTE. Resolução nº 319/2005-CEPE. Regulamento do Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais – PEE. 2005. Disponível em: < http://cac-php.unioeste.br/projetos/pee/arquivos/319_2005_cepe.pdf>. Acessado em: 31 mai. 2017.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

14-05-2018

Como Citar

KLAUS, V. L. C. de A.; LÜBECK, M.; SILVA, P. G. N. da. Da Universidade à Escola: a diversidade presente na sala de aula (From University to School: the diversity present in the classroom). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 530–543, 2018. DOI: 10.14244/198271992345. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2345. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2017-07-19
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-11-03
##plugins.generic.dates.published## 2018-05-14