Práticas de leitura e círculo bakhtiniano: algumas aproximações (Reading practices and Bakhtinian circle: some approaches)

Autores

  • Ana Estela Ferreira Universidade Estadual Paulista( Marília)
  • Raquel Lazzari Leite Barbosa Universidade Estadual Paulista.
  • Rosaria de Fátima Boldarine Professora convidada do curso de especialização em "Língua Portuguesa e Literatura" da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992331

Resumo

The main goal of this paper is to briefly discuss possible approaches between some concepts proposed by the Bakhtinian circle and some guidelines for language and reading teaching in official educational documents of Elementary School final grades. The choice of this school level is due to the fact that it is a moment of transition, between the listening of texts (common habit in the first school years), and the autonomous reading, which should be established already at this stage and make the reader proficient, understood as the one who reads, and establishes meaning for the various discursive genres that circulate in our society, especially the genres of the literary sphere, always more distant from the reality of most people. In the guidelines for the teaching of these practices in school, conceived as a concrete place of social and verbal interaction, it is necessary to re?ect on what place occupies the interlocution, before the ideal of provoking relations between readers and discursive genres in school environment and dialogism, in the process in which the text becomes discourse, the reader “leaves” the passive condition, and becomes also the author of speeches. The change from the state of listening to texts to the reading and production of texts is permeated by constraints that make this process of appropriation troublesome, re?ect the impasses between the studies about the act of reading and reading itself, and the appropriation of these by the professionals of the education.

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir brevemente sobre as aproximações possíveis entre alguns conceitos propostos pelo círculo bakhtiniano e algumas orientações para ensino de linguagem e leitura nos documentos oficiais de educação dos anos finais do ensino fundamental. A escolha desse nível escolar dá-se pelo fato de ser um momento de transição, entre a escuta de textos (hábito comum nos primeiros anos escolares) e a leitura autônoma, a qual deveria se estabelecer já nesta etapa e tornar o leitor proficiente, entendido como aquele que lê, e estabelece sentido para os diversos gêneros discursivos que circulam em nossa sociedade, especialmente os gêneros da esfera literária, sempre mais distantes da realidade da maioria das pessoas. Nas orientações para o ensino dessas práticas na escola, concebidas como lugar concreto de interação social, e verbal, convém re?etir sobre que lugar ocupa a interlocução, diante do ideal de suscitar relações entre leitores e gêneros discursivos em ambiente escolar e o dialogismo, no processo em que o texto se torna discurso, o leitor “sai” da condição passiva, e passa a ser também autor de discursos. A mudança do estado de escuta de textos para o de leitura e produção de textos é perpassada por condicionamentos que tornam este processo de apropriação conturbado, re?etem os impasses entre os estudos acerca do ato de ler e da leitura, e a apropriação destes pelos profissionais da educação.

Resumen

El objetivo de este trabajo es discutir brevemente sobre las aproximaciones posibles entre algunos conceptos propuestos por el círculo bakhtiniano y algunas orientaciones para enseñanza de lenguaje y lectura en los documentos oficiales de educación de los años finales de la enseñanza fundamental. La elección de ese nivel escolar se dá por el hecho de ser un momento de transición, entre la escucha de textos (hábito común en los primeros años escolares), y la lectura autónoma, la cual debería establecerse ya en esta etapa y convertirse en el lector proficiente, entendido como aquel que lee, y establece sentido para los diversos géneros discursivos que circulan en nuestra sociedad, especialmente los géneros de la esfera literaria, siempre más distantes de la realidad de la mayoría de las personas. En las orientaciones para la enseñanza de estas prácticas en la escuela, concebidas como lugar concreto de interacción social, y verbal, conviene re?exionar sobre qué lugar ocupa la interlocución, ante el ideal de suscitar relaciones entre lectores y géneros discursivos en ambiente escolar y el dialogismo, en el proceso En el que el texto se convierte en discurso, el lector “sale” de la condición pasiva, y pasa a ser también autor de discursos. El cambio del estado de escucha de textos para el de lectura y producción de textos es atravesado por condicionamientos que hacen este proceso de apropiación conturbado, re?ejan los impasses entre los estudios acerca del acto de leer y de la lectura, y la apropiación de éstos por los profesionales de la comunicación Educación.

Keywords: Language, Dialogism, Reading practices.

Palavras-chave: Linguagem, Dialogismo, Práticas de leitura.

Palabras claves: Lenguaje, Dialogismo, Prácticas de lectura.

References

AMORIN, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas a edição russa de Serguei Botcharov. 1.ed. – São Paulo: Editora 34, 2016, 176p. 

BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. 160p.

BAKHTIN, M. M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 4.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

BAKHTIN, M. M./VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem; tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira, com a colaboração de Lúcia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz. – 12.ed. – São Paulo: Hutitec, 2006, 203p.

BAKHTIN, M. M./ VOLOCHINOV, V. N. Freudismo. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BITENCOURT, T. V. A leitura no contexto escolar. Revista Educação por Escrito – PUCRS, v.4, n.2, dez. 2013. p.140 – 161.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.106 p.

CHARTIER, A. M. Práticas de leitura e escrita – história e atualidade. Belo Horizonte: Ceale / Autêntica, 2007.

FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo – as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

INDURSKY, F. A ideologia em Bakhtin e em Pêcheux: um estudo em contraponto. In: ZANDWAIS, Ana (Org.). Mikhail Bakhtin: contribuições para a filosofia da linguagem e estudos discursivos. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2005.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria da Educação; coordenação geral. Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – 2 ed. – São Paulo: SE, 2012. 260p.

SAVELI, E. L. Leitura na escola: crenças e práticas de professores. In: Leitura: Teoria e Prática. Campinas/SP. V. 21, n. 40, p. 52-59, 2003.

SILVA, E. T. (org.). Leitura na escola. São Paulo: Global: ALB – Associação de Leitura do Brasil, 2008. p. 99-106.

SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: MARTINS, A. A.; BRANDÃO, H. M. B.; MACHADO, M. Z. V. (Org.). A escolarização da leitura literária. O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Tradução de Cláudia Schilling. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. 194p.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Estela Ferreira, Universidade Estadual Paulista( Marília)

Mestre em Educação (UNESP- Marília- 2018). Especialista em Literatura e Ensino (2014). Graduada em Letras (2008). Membro do grupo de estudos GEPLENP (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores). É professora de Língua Portuguesa na Secretaria Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. 

Raquel Lazzari Leite Barbosa, Universidade Estadual Paulista.

RAQUEL LAZZARI LEITE BARBOSA é professora adjunta na Unesp - Assis/SP e professora orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Unesp - Marília/SP. Livre-docente em Didática pela Unesp, Doutorado em Educação pela Unicamp e Mestrado em Educação pela PUC-SP. Coordena o Grupo de estudos e pesquisas sobre linguagem, ensino e narrativa de professores - Geplenp.

Rosaria de Fátima Boldarine, Professora convidada do curso de especialização em "Língua Portuguesa e Literatura" da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Doutora em Educação - Unesp/Marília (2011). Mestre em Educação - Unesp/Marília (2010). Especialista em Literatura - PUC/SP (2000). Graduada em Letras - Faculdades Oswaldo Cruz (1997). Atualmente é professora convidada do curso de especialização "Língua Portuguesa e Literatura" da Universidade Presbiteriana Mackenzie .Atuou como professora do Instituto Federal de São Paulo.Foi professora da Rede Pública do Estado de São Paulo (março de 1997 a agosto de 2013). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de professores (GEPLENP) da UNESP/Assis. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Leitura e Educação. Bolsista FAPESP de setembro de 2011 a setembro de 2013.

Publicado

05-01-2019

Como Citar

FERREIRA, A. E.; BARBOSA, R. L. L.; BOLDARINE, R. de F. Práticas de leitura e círculo bakhtiniano: algumas aproximações (Reading practices and Bakhtinian circle: some approaches). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 232–246, 2019. DOI: 10.14244/198271992331. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2331. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2017-07-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-08-10
##plugins.generic.dates.published## 2019-01-05