Seminários de processos afetivos e aprendizagem: interlocutando pesquisas, pesquisadores e vida (Seminars on affective processes and learning: interlocating research, researchers and life)

Autores

  • Denize Mezadri de Almeida NIPEEA-UFES
  • Martha Tristão UFES

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992321

Resumo

Abstract

“Plot with collectives”

It is an account that describes possibilities of/in the relations that permeate the socio--educational-affective space-times of researchers and researches in other ways of inventing and destabilizing writing (ALVES, 2002), but also understanding meanings of criticism to the limits of modern science and its dichotomous manner of understanding everyday life (CERTEAU, 1998) and praxis (FREIRE, 1992, 1996). In the collective agency of rhizomatic relations (DELEUZE, 1998), intensifed of senses (LARROSA, 2002), complexifed in the self-eco-organization (MORIN, 1991, 1997), of Environmental Education (TRISTÃO, 2004), research, researchers and life become interwtwined, as beautiful and fragile art, included, incomplete-becoming (PINEL, 2016), with studies and essays of the frst semester of doctorate, in 2016, in the Seminars on Affective Processes and Learning. Through dialogue with interlocutors of these groups of studies and researches and with the participative implication in them, it expresses what is happening in the experiences that are constantly updated in the collective relations of children, siblings, colleagues and in other affective bonds, to promote cognitive-affective senses in the groups closely linked to the research movements in Environmental Education.

Keywords: Environmental education, Affective processes and learning, Production of research.

Resumo

“Enredo com coletivos”

Trata-se de relato que descreve possibilidades das/nas relações atravessadas nos espaçostempos socioeducacionaisafetivos de pesquisadores e pesquisas em outros modos de inventar e desestabilizar a escrita (ALVES, 2002), mas também, entendendo signifcados de crítica aos limites da ciência moderna e de seu modo dicotômico de compreensão dos cotidianos (CERTEAU, 1998) e de práxis (FREIRE, 1992, 1996). No agenciamento coletivo de relações rizomáticas (DELEUZE, 1998), intensifcadas de sentidos (LARROSA, 2002), complexifcados na auto-eco-organização (MORIN, 1991, 1997), da Educação Ambiental (TRISTÃO, 2004), interlaçam-se pesquisas, pesquisadores e a vida, como arte bela e frágil, inclusa, incompleto-devir (PINEL, 2016), com estudos e ensaios do primeiro semestre de doutorado, em 2016, nos Seminários de Processos Afetivos e Aprendizagem. Dialogando com interlocutores destes coletivos de estudos e pesquisas e com a implicação participativa nos mesmos, expressa-se o que se passa nas experiências que se atualizam permanentemente em relações coletivas de flh@s, irmã@s, colegas e em outros laços afetivos, para promover sentidos afetoscognitivos nos coletivos intimamente ligados aos movimentos de pesquisas em Educação Ambiental.

Palavras-chave: Educação ambiental, Processos afetivos e aprendizagem, Produção de pesquisas.

References

ALVES, Nilda et al. Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez, 2002.

CARVALHO, Janete Magalhães. Cotidiano escolar com comunidades de afetos. Petrópolis, RJ: DPET Alii, Brasília, DF: CNPq, 2009.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: as artes de fazer. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

FOUCAULT, Michel. Não ao sexo rei. In: FOUCAULT. Microfisíca do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1942. p. 229-249

FOUCAULT, Michel. A forma das ciências humanas. In: FOUCAULT. Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 366-384.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia, saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção leitura).

GALEANO, Eduardo. As palavras andantes. Tradução de Eric Nepomuceno. São Paulo: L&PM, 2004.

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas, SP: Papirus,1996.

GRÜN, Mauro. Em busca da dimensão ética da educação ambiental. Campinas, São Paulo: Papirus, 2007.

KOHAN, Walter Omar. Vida e morte da infância, entre o humano e o inumano. In: Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 125-138, set./dez., 2010.

LARROSA, Jorge Bondia. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n.º 19, Jan/fev/mar/abr, 2002. p. 20-28.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento. Campinas/SP: Psy, 2001.

MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Portugal: Publicações Europa-América, 1991.

MORIN, Edgar. O método: a natureza da natureza. 3. ed. Portugal: Publicações Europa-América Ltda., 1997.

NIPPEA, Disponível em: http://www.ce.ufes.br/nucleos/nipeea.asp. Acesso em 21 de jul. de 2011.

PINEL, Hiran. Vida como obra de arte. 2016 Março - [citado em 2016 Março 16]. Disponível em: http://hiranpinel.blogspot.com.br/.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colleción Sur Sur. CLACSO, Ciudade Autónoma de Buenos Aires, Argentina, setembro de 2005. pp.227-278.

RICKLEFS, Robert E. A economia da natureza. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

SANTOS, Bettina Esteren; PACHECO, Cristina de Oliveira. A informática no cotidiano escolar: relato de uma experiência didática. In: PELLANDA, Nilda Maria Campos; PELLANDA Eduardo Campos (org). Ciberespaço: um hipertexto com Pierry Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000. pp.222-250.

SANTOS, Boaventura de Souza. Crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez. 2000.

TRISTÃO, Martha. A educação ambiental na formação de professores: rede de Saberes. São Paulo: Anna Blume; Vitória: Facitec, 2004.

TRISTÃO, Martha (Coord.). Diagnóstico do estado da arte da educação ambiental no estado do Espírito Santo: Relatório Final. Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, 2007.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denize Mezadri de Almeida, NIPEEA-UFES

Doutoranda em Educação, orientada da Profª Martha Tristão, UFES-ES. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.  Professora da rede Municipal de Ensino Fundamental dos municípios de Piúma(ES) e Anchieta(ES). Pesquisadora do NIPEEA( Núcleo interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

14-05-2018

Como Citar

ALMEIDA, D. M. de; TRISTÃO, M. Seminários de processos afetivos e aprendizagem: interlocutando pesquisas, pesquisadores e vida (Seminars on affective processes and learning: interlocating research, researchers and life). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 577–584, 2018. DOI: 10.14244/198271992321. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2321. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2017-07-04
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-03-23
##plugins.generic.dates.published## 2018-05-14