A Teoria da Distância Transacional: um mapeamento de teses e dissertações brasileiras (The Theory of Transactional Distance: a mapping of Brazilian theses and dissertations)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992268

Resumo

Abstract

The present article focuses on the Theory of Transactional Distance formulated by Michael Grahame Moore and aims at identifying where and how Transactional Distance Theory has been approached by Brazilian researchers from 2000 to 2016. In order to achieve this objective, a mapping and an analysis of the theoretical assumptions of Transactional Distance Theory were carried out taking into consideration the Brazilian academic production in the delimited period of time. As a qualitative study, the methodological procedure adopted was content analysis. The bibliographical and documentary nature was supported by the State of Knowledge type of study in doctoral theses and dissertations distributed in 19 academic productions in which the concept of Transactional Distance Theory was discussed. Based on the content analysis, the results point out that the Transactional Distance Theory is used by Brazilian scholars in case studies to validate the theory, and as support to discuss pedagogical, technological, developmental and structuring aspects of the Distance Education. The results of the study show the need for further researches that can both indicate new hypotheses and reformulate the existing theory, by adapting it to the needs and specificities of the Brazilian educational, social and political system.

Keywords: Distance Education. Transactional Distance Theory. Theories of Distance Education.

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a Teoria da Distância Transacional de Michael Grahame Moore e como objetivo principal identificar, na produção científica brasileira, onde e como a Teoria da Distância Transacional é abordada pelos pesquisadores brasileiros no período de 2000 a 2016. Para tanto, foram realizados o levantamento, o mapeamento e a análise dos pressupostos teóricos da Teoria da Distância Transacional em produções acadêmicas de pós-graduação stricto sensu no recorte temporal delimitado. O procedimento metodológico adotado foi a análise de conteúdo enfatizando o paradigma qualitativo, com caráter bibliográfico e documental, apoiado na realização de estudo do tipo Estado do Conhecimento em teses de doutorado e dissertações de mestrado distribuídas em 19 produções acadêmicas em que estão contempladas a concepção da Teoria da Distância Transacional. Com base na análise de conteúdo, os resultados apontam que a Teoria da Distância Transacional é utilizada por estudiosos brasileiros em pesquisas do tipo estudos de caso, validando os conceitos apresentados na Teoria e como sustentação para discutir aspectos pedagógicos, tecnológicos, de desenvolvimento e estruturação da educação a distância. O resultado do estudo revela a necessidade de pesquisas que indiquem novas hipóteses e que sejam capazes de reformular a teoria existente, adequando-se às necessidades e particularidades do sistema educacional, social e político brasileiro.

Palavras-chave: Educação a distância. Teoria da Distância Transacional. Teorias em Educação a Distância.

References

ANDRADE, A.F.B. Análise da Evasão no Curso de Administração a Distância – Projeto-Piloto UAB: Um Enfoque sobre a Gestão. 2010.138f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BELLONI, M. L. Educação a distância. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2012. (Coleção Educação Contemporânea).

FERREIRA, N. S. de A. As Pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, Campinas, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.

FORMIGA, M.; LITTO, F. M. (Org.). Educação a distância: o estado da arte. SP: Pearson Education do Brasil, 2009. (Associação Brasileira de Educação a Distância).

HADDAD, S. Educação de jovens e adultos no Brasil. Brasília, DF: MEC/Inep/Comped, 2002 (Estado do Conhecimento n. 8). Disponível em: <http://pedtarde.blog.com/files/2012/11/EJA-no-Brasil-1986-a-1998.pdf>. Acesso em: 6 jun. 2016.

KEEGAND, D. Theoretical Principles of Distance Education. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 1, p. 1-14. ago. 2002 (Tradução de Theoretical Principles of Distance Education).

LINS, W.C.B. Interações em Atividades de Docência On-Line e Ambientes de Imersão 3D. 2010.263f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2010.

MAIA, C.O. Estudo de Caso em Educação a Distância: Análise dos Pressupostos da Teoria da Distância Transacional a Partir das Relações Observadas em Cursos Livres. 2013. 282f.Tese (Doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

MOORE, M. G. The Theory of Transactional Distance. In: MOORE, M. G.; ANDERSON, W. G. Handbook of distance Education. 3rd ed. New York: NY Routledge, 2013. p. 66-87.

MOORE, M. G. Teoria da Distância Transacional. Publicado In: KEEGAN, D. (1993) Theoretical Principles of Distance Education. Tradução de Wilson de Azevedo, revisão de tradução de José Manuel da Silva. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v.1, ago. 2002. (Tradução de: Theoretical Principles of Distance Education).

MOORE, M. G.; ANDERSON, W. G. Handbook of distance Education. 3rd ed. New York, NY: Routledge, 2013.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada.Tradução de Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: sistemas de aprendizagem online. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014.

PICHETH, F. M. Pearte: um ambiente colaborativo para formação do pesquisador que atua no ensino superior por meio da participação em pesquisas do tipo estado da arte. 2007. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007. Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/ tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=828>. Acesso em: 6 jun. 2016.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em Educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

SÁ BARRETO, E. S. de; PINTO, R. P. Avaliação da Educação básica (1990-1998). Brasília, DF: MEC/Inpe/Comped, 2001, (Estado do Conhecimento n. 4).

SABA, F. Distance Education Theory, Methodology, and Epistemology: a Pragmatic Paradigm In: MOORE, M. G.; ANDERSON, W. G. Handbook of distance Education. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates 2003. p. 03-20.

TEIXEIRA, C. R. O “Estado da Arte”: a concepção de avaliação educacional veiculada na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação Currículo (1975-2000). Cadernos de Pós-Graduação - Educação, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 59-66, 2006a.

TEIXEIRA, C. R. A concepção de avaliação educacional veiculada na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo (1975-2000). 2006. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006b.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nubia Carla Ferreira Cabau, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em educação, atuando na área de educação musical como professora da rede estadual do Paraná, tutora virtual do Curso de Educação Musical a Distância da Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora e membro do grupo de pesquisa GPEaDTEC, atuando na linha de gestão e políticas em EaD.

Downloads

Publicado

14-05-2018

Como Citar

CABAU, N. C. F.; COSTA, M. L. F. A Teoria da Distância Transacional: um mapeamento de teses e dissertações brasileiras (The Theory of Transactional Distance: a mapping of Brazilian theses and dissertations). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 431–447, 2018. DOI: 10.14244/198271992268. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2268. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2017-06-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-11-21
##plugins.generic.dates.published## 2018-05-14