A IDENTIDADE EM PARÂMETROS CURRICULARES: EM QUESTÃO A SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

Autores

  • Alex Pereira de Araújo Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Élida Paulina Ferreira Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199226

Resumo

Utilizando a abordagem discursivo-desconstrutiva, este trabalho busca refletir sobre a política linguística nacional veiculada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Português (ensino fundamental) cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança (LAWN, 2001, p. 117) para impor uma nova identidade ao professor. Através dessa abordagem, pretende-se apresentar e discutir os resultados analisados, cujo foco recai sobre as representações da(s) identidade(s) e competências construídas para os professores neste discurso, representações sociais da profissão do professor na sociedade contemporânea brasileira, marcada pelos acontecimentos que sucederam ao período ditatorial, portanto, a fase de redemocratização do país e de modernização do Estado frente às exigências da mundialização. Nessa perspectiva, pensamos em e com Foucault (1996, p. 45) quando afirma que “todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”.


Palavras-chave: discurso, política linguística, professor, identidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alex Pereira de Araújo, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA), participa do projeto Traduzir Derrida Políticas e Desconstuções.Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, formação de professores, identidade, desconstrução e ensino. 

Élida Paulina Ferreira, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestra e Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP, é líder do projeto Traduzir Derrida Políticas e Desconstruções. Atua como professora no Curso de Letras e no Programa de Pós-graduação em Letras da UESC-BA.

Downloads

Publicado

23-11-2011

Como Citar

ARAÚJO, A. P. de; FERREIRA, Élida P. A IDENTIDADE EM PARÂMETROS CURRICULARES: EM QUESTÃO A SUBJETIVIDADE DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 96–123, 2011. DOI: 10.14244/19827199226. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/226. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2011-05-22
##plugins.generic.dates.accepted## 2011-09-08
##plugins.generic.dates.published## 2011-11-23