Tecnologias móveis e a recriação digital na construção do conhecimento histórico (Mobile technologies and digital recreation in the construction of historical knowledge)

Autores

  • Sara Dias Trindade Universidade de Coimbra
  • J. António Moreira Universidade Aberta de Portugal

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992230

Resumo

Due to the new challenges that education faces nowadays, resorting to mobile learning and particularly to mobile technologies, as well as to the analysis of its impact on both motivational and psychosocial levels of non-higher education students, has been gaining progressive interest among the scientific community. The present investigation has as its main objective to verify if, through the usage of the iPad and the iTunes U platform, students appropriate structural concepts for the construction of historical knowledge. Through the development of a case study, the investigation focused on a group of 47 9th grade students, aged between 14 and 16 years, who worked with a technological ecosystem to create a digital story related to the Portuguese Revolutionary period of 1974/76. The main app used for this activity was Book Creator, which allows the work to be uploaded to the iBooks app, turning it into an interactive book. The results obtained show that using this type of mobile technologies and its apps can have very positive effects, not only at a motivational level, but also, and specially, to what concerns acquiring and building historical knowledge through the appropriation of structural concepts like historical significance and evidence.

Keywords: Mobile technologies, History teaching, Complexity.

Resumo

Face aos novos desafios que se colocam à educação na atualidade, o recurso ao mobile learning, e mais especificamente às tecnologias móveis, e a análise do seu impacto a nível motivacional e psicossocial em estudantes do ensino fundamental e médio, tem vindo a granjear progressivo interesse pela comunidade científica. A presente investigação tem como objetivo verificar se, através da utilização do iPad e da plataforma iTunes U, os estudantes se apropriam de conceitos estruturais para a construção do conhecimento histórico. Recorrendo a um estudo de caso, a investigação centrou-se num grupo de 47 estudantes do ensino fundamental - 9.º ano de escolaridade -, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, tendo como contexto um ecossistema tecnológico para a criação de uma história digital relativa ao período revolucionário português de 1974/76. De referir que o programa principal utilizado para a realização da atividade foi o Book Creator, que permite a importação para a aplicação iBooks em formato de livro. Os resultados obtidos revelam que o uso destas tecnologias móveis e seus aplicativos podem ter efeitos muito positivos, não só a nível motivacional, mas também, e sobretudo, no que diz respeito à aquisição e construção do conhecimento histórico, a nível do domínio de conceitos estruturais, como o de significância e evidência.

Palavras-chave: Tecnologias móveis, Ensino da história, Complexidade.

References:

BARCA, I. O pensamento histórico dos jovens. Braga: Universidade do Minho, 2001.

BATTRAM, A. Navegando na complexidade: o guia essencial para a teoria da complexidade nos negócios e na gestão. Lisboa: Instituto Piaget, 2004.

BATTY, M. Cities and complexity: understanding cities with cellular automata, agent-based models, and fractals. Cambridge: MIT Press, 2005.

BLOCH, M. Introdução à História. Mem Martins: Publicações Europa-América, 1984.

BYRNE, D. Complexity theory and the social sciences – an introduction. London/New York: Routledge, 1998.

CARVALHO, A. A. Rentabilizar a internet no ensino básico e secundário: dos recursos e ferramentas online aos LMS. Sísifo – Revista de Ciências da Educação, n.º 3, p. 25-40, 2007.

CARVALHO, J. O social emergente: sistemas adaptáveis complexos e interpretação histórica. Revista de História das Ideias, n.º 20, p. 623-688, 1999.

CARVALHO, A. A.; MOREIRA, A. Criss-crossing cognitive flexibility theory based research in Portugal: an overview. Interactive Educational Multimedia, n.º 11, p. 1-26, 2005.

COSTA, E.; MOREIRA, J. A. O b-learning e a perceção de competências de aprendizagem em ambientes virtuais no ensino da História. Tecnologia, Gestão e Humanismo, v. 2, n. 1, p. 42-55, 2013.

DIREÇÃO GERAL DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO (DGEBS). Programa de História para o Terceiro Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, 1991.

JACOBSON, M.; SPIRO, R. A framework for the contextual analysis of technology-based learning environments. Journal of Computing in Higher Education, v. 5, n. º 2, p. 3-32, 1994.

MONTEIRO, A.; MOREIRA, J. A.; LENCASTRE, J. A. Blended (e) Learning na Sociedade Digital. Santo Tirso: White Books, 2015.

MOREIRA, J. A.; MONTEIRO, A. Ensinar e aprender online com tecnologias digitais: abordagens teóricas e metodológicas. Porto: Porto Editora, 2012.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget,1995.

PRENSKY, M. Our brains extended. Technology-Rich Learning, v. 70, n.º 6, p. 22-27, 2013.

SAWYER, R. K. Social emergence: societies as complex systems. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

SIEMENS, G. Connectivism: A learning theory for the digital age. International Journal of Instructional Technology & Distance Learning, v.2, no. 1, n.p., jan. 2005, Disponível em http://www.itdl.org/journal/jan_05/article01.htm. Acesso em 08 fev 2017.

SPIRO, R. J. Pioneering a new way of learning in a complex and complicated
world. New Educator, Michigan State University College of Education. [on line] USA. Volume 8 Number 1, n.p., 2002. Disponível em http://edweb3.educ.msu.edu/NewEd/spring02/faculty1.htm Acesso em 15 jun 2017.

TRINDADE, S. O passado na ponta dos dedos: o mobile learning no ensino da História no 3º CEB e no Ensino Secundário. 2014. 459p. Tese (Doutoramento em Letras). Coimbra: Universidade de Coimbra, 2015.

UNESCO. O futuro da aprendizagem móvel. Implicações para planejadores e gestores de políticas. 2013. Disponível em <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002280/228074POR.pdf>. Acesso em 08 fev 2017.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sara Dias Trindade, Universidade de Coimbra

Doutora em História: Didática da História. Professora Auxiliar Convidada no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigadora no Núcleo Património e Humanidades Digitais do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e membro do Laboratório de Tecnologias Educativas (LabTE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

J. António Moreira, Universidade Aberta de Portugal

Doutor em Ciências da Educação: Formação de Professores. Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta. Investigador no Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e no Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta (Le@d). Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta.

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

TRINDADE, S. D.; MOREIRA, J. A. Tecnologias móveis e a recriação digital na construção do conhecimento histórico (Mobile technologies and digital recreation in the construction of historical knowledge). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 637–652, 2017. DOI: 10.14244/198271992230. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2230. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2017-05-12
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-06-15
##plugins.generic.dates.published## 2017-08-21