Mídia Rádio Escola: contribuições para a leitura e escrita nos anos iniciais (Radio School Media: contributions for lecture and writting on school’s early years)

Autores

  • Ana Cláudia Pavão Siluk UFSM http://orcid.org/0000-0002-9914-3700
  • Lilian Roberta Ilha Saccol Universidade Federal de Santa Maria
  • Angela Balbina Picada Roveder Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992220

Resumo

Abstract

Considering the complexity of both the reading and the writing process on elementary school and the immense technological apparatus available nowadays, the insertion of Media on the school environment seems essential for the pedagogical work. This study arises from the urgency of an investment on students´ reading and writing, especially on the early years, pointed by the National Evaluation of Literacy. Therefore, the main goal is to verify which the main contributions are regarding radio school media for elementary school students´ reading and writing. Through the action research and the methodological delineation adopted, data were produced by the participant observation which point radio school media as a technology through which the students can have the opportunity to build relevant knowledge regarding their level of education, especially on the reading and writing areas. The activities were developed with a fourth grade class from a public school in the south of Brazil. The results also show reach of other learning dimensions provided by the radio school integration on early years in five fundamental items: teamwork, research, reading, writing and program hearing. In this way, the study innovates when relating the National Evaluation of Literacy, radio school media and the development of students´ reading and writing.

Keywords: Media, Radio school, Reading, Writing.

Resumo

Considerando a complexidade do processo de leitura e escrita no ensino fundamental e o vasto instrumental tecnológico disponível hoje para o trabalho pedagógico, a inserção das mídias no ambiente escolar parece essencial. Esse estudo parte da urgência de um investimento na leitura e escrita dos estudantes, especialmente nos anos iniciais, apontado pela Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Portanto, tem como objetivo verificar quais as contribuições da mídia rádio escola para a leitura e escrita dos estudantes do ensino fundamental. A partir da pesquisa-ação, delineamento metodológico adotado, foram produzidos dados, por meio da observação participante, que apontam a mídia rádio escola como uma tecnologia com a qual os estudantes têm a oportunidade de construir conhecimentos pertinentes ao seu nível de ensino, especialmente na área da leitura e escrita. O público alvo foi uma classe de estudantes do quarto ano, de uma escola pública do sul do Brasil. Os resultados do estudo evidenciaram ainda, o alcance de outras dimensões da aprendizagem, que a integração da rádio escola nos anos iniciais pôde proporcionar, analisados a partir de cinco itens fundamentais: trabalho em equipe, pesquisa, leitura, escrita e audição dos programas. Desse modo, o estudo inova ao relacionar a Avaliação Nacional de Alfabetização, a mídia rádio escola e o desenvolvimento da leitura e escrita dos estudantes.

Palavras-chave: Mídias, Rádio Escola, Leitura, Escrita.

References

ALMEIDA, Éverton Vasconcelos de. O potencial da rádio escola: formação crítica na voz de estudantes de escola pública. 2015. 218p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015.

ANDRADE, Maria Eurácia Barreto de. Alfabetização e letramento – o desvelar de dois caminhos possíveis. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2011.

ASSUMPÇÃO, Zeneida Alves de. A rádio no espaço ecolar: para falar e escrever melhor. São Paulo: Annablume, 2008.

BALTAR, Marcos. Rádio escolar: uma experiência de letramento midiático. São Paulo: Cortez Ed., 2013.

BONATTO, Francisco Rogério de Oliveira; SILVA, Andriele Franco da; LISBOA, Patrícia. Tecnologias nas atividades escolares: Perspectivas e desafios. In: VALLE, Luiza Helena L. Ribeiro do; MATTOS; Maria José Viana Marinho de; COSTA, José Wilson da (orgs). Educação digital: a tecnologia a favor da inclusão. Porto Alegre: Penso, 2013.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184p.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil, 2014. Disponível em http://ana.inep.gov.br/web/saeb/ana/resultados.  Acesso em 22 de outubro de 2015.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8ªed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KRAMER, Sônia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2001.

MELO, Edineusa Cardoso de. A Rádio Comunitária como caminho para a apropriação da linguagem na Escola Municipal AMAI PRO. 2016. 123f. Dissertação (Mestrado Desenho, Cultura e Interatividade). Universidade Estadual de Feira de Santana, 2016.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 17ª Ed. 2010.

PARRY, Roger. A ascensão da mídia: a história dos meios de comunicação de Gilgamesh ao Google. Tradutor Cristiana Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

RIBEIRO, Adriana Gomes. Rádio Educação – maneiras de conjugar. In: FERRARETTO, Luiz Artur; KLÖCKNER, Luciano. E o rádio? Novos horizontes midiáticos [recurso eletrônico] / org. Porto Alegre: Edipucrs, 2010.

RODRIGUES, Ana Cristina da Silva; NÖRNBERG, Nara Eunice. Pesquisa: o aluno da educação infantil e dos anos iniciais. Curitiba: Intersaberes, 2012.

SANTOS, Elisangela Ribas et al.  Estímulo ao Pensamento Computacional a partir da Computação Desplugada: uma proposta para a Educação Infantil. Relatec. Vol. 15(3) (2016) 99­112 In: http://relatec.unex.es/article/view/2584/1929

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

VIEIRA, Eva Aparecida; SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da.  Tecnologias no cotidiano escolar: limites e possibilidades. Relatec, Vol.8(2) (2009). 109-125. In: http://relatec.unex.es/article/view/487/431

XAVIER, Francisca Joelina. Da escola às redes sociais: jovens que produzem rádio em uma escola pública estadual de Niterói. 2016. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, 2016.

ZACHARIAS, Valéria Ribeiro de Castro. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, Carla Viana (org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cláudia Pavão Siluk, UFSM

Graduação em Letras, Português-Inglês e respec. Lit. pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Consultora da ONU, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil- PNUD. É professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, atuando na área de TICs na Educação, Educação Especial e Educação a Distância, pesquisando principalmente nos seguintes temas: formaçao de professores e tutores, ambiente de aprendizagem e TICs na Educação. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, vice-coordenadora do Curso de Graduação em Educação Especial e coordenadora do Curso de Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado.

Lilian Roberta Ilha Saccol, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga da rede municipal de educação de Santa Maria. Pós graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela UNICESUMAR; Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede – UFSM.

Angela Balbina Picada Roveder, Universidade Federal de Santa Maria

Professora da rede estadual de educação em Santa Maria. Pesquisadora e tutora à distância da Universidade Federal de santa Maria - UFSM; Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede – UFSM.

Downloads

Publicado

14-05-2018

Como Citar

PAVÃO SILUK, A. C.; SACCOL, L. R. I.; PICADA ROVEDER, A. B. Mídia Rádio Escola: contribuições para a leitura e escrita nos anos iniciais (Radio School Media: contributions for lecture and writting on school’s early years). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 501–515, 2018. DOI: 10.14244/198271992220. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2220. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2017-05-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-04-07
##plugins.generic.dates.published## 2018-05-14