Representações sociais de consumo nas práticas escolares: uma análise dos sistemas de comunicação (Social representations of consumption in school practices: an analysis of the communication systems)

Autores

  • Danielle Pena de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Laêda Bezerra Machado UFPE

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992189

Resumo

Abstract
This article addresses consumer practices within the school. We seek to identify what has been disclosed about practices of “consumer education” by public and private institutions. The study is based on the Theory of Social Representations of Serge Moscovici and takes as support for discussion the communication systems. This is a documentary study. An analysis was made of the digital information (blogs, websites, social networks) and printed material made available by the institutions to the school user community and the general public. We analyzed 431 images in 46 (forty-six) electronic addresses (websites, blogs, relationship networks), and 87 (eighty-seven) printed information. The results revealed signs of propagation and propaganda systems in circulating discourses related to consumer education. The different forms of communication used by schools have a contradictory feature. Through different communication mechanisms, the school has problematized and questioned some consumption practices, as well as it has contributed to strengthen and encourage others. Social representations of consumption are incorporated into pedagogical practices through their accommodation to pedagogical discourses. Considering the results of the research, we signal the role of teacher training institutions in order to incorporate the discussion and problematization of consumption into the curricular components of the courses.

Resumo
Este artigo aborda as práticas de consumo no interior da escola. Procuramos identificar o que tem sido divulgado sobre práticas de “educação para o consumo” por instituições públicas e privadas. O estudo se fundamenta na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e toma como suporte para discussão os sistemas de comunicação. Trata-se de um estudo de natureza documental. Foi feita uma análise de informativos digitais (blogs, sites, redes sociais) e impressos disponibilizados pelas instituições à comunidade usuária das escolas e ao público em geral. Analisamos 431 imagens em 46 (quarenta e seis) endereços eletrônicos (sites, blogs, redes de relacionamento), além de 87 (oitenta e sete) informativos impressos. Os resultados revelaram indícios dos sistemas de propagação e propaganda nos discursos circulantes relacionados à educação para o consumo. As diferentes formas de comunicação utilizadas pelas escolas têm uma feição contraditória. Por meio de diferentes mecanismos de comunicação, a escola tem problematizado e questionado algumas práticas de consumo, assim como, tem contribuído para fortalecer e incentivar outras. As
representações sociais de consumo são incorporadas às práticas pedagógicas através de sua acomodação aos discursos pedagógicos. Face aos resultados da pesquisa sinalizamos para o papel das instituições formadoras de professores a fim de que incorporem a discussão e problematização do consumo aos componentes curriculares dos cursos.

Keywords: Education for consumption, Social representations, Communication systems.
Palavras-chave: Educação para o consumo, Representações sociais, Sistemas de Comunicação.

References

BECK, Dinah Quesada. Com que roupa eu vou? Embelezamento e consumo na composição dos uniformes escolares infantis. 2012. 280f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

BRAGA, C. A tipologia das representações sociais e os atos comunicativos: o caso da reserva indígena Raposa Serra do Sol (2005-2009). Ciberteologia Revista de Teologia & Cultura. Ano VII, n. 35. 2011. p 57-69.

CANTELLI, Valeria Cristina Borsato. Procedimentos utilizados pelas famílias na educação econômica de seus filhos. 2009. 240f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2009.

COSTA, Marisa Vorraber. Escola e consumo. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). A Educação na Cultura da Mídia e Consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. p.76-78.

FIGUEIREDO, Milene dos Santos. Professor... as crianças já ligaram a TV... e vc? 2007. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.

MOSCOVICI, Serge. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis [RJ]: Vozes, 2012.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 5. ed. Petrópolis [RJ]: Vozes, 2007.

SANTOS, Núbia de Oliveira. Infância, práticas culturais e consumo: um olhar sobre crianças e adultos numa escola pública. 2005. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação).  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

VALA, Jorge. Representações sociais e psicologia social do conhecimento quotidiano. In: VALA, J.; MONTEIRO, M. B. (Orgs.). Psicologia social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2006. p. 457-501.

VALENÇA, Marcos Moraes. Escola: indústria cultural ou espaço do prazer cultural? 2000. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danielle Pena de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestre em Educação pela UFPE, Técnica em Assuntos Educacionais Instituto Federal de Minas Gerais – Unidade de Santa Luzia-MG

Laêda Bezerra Machado, UFPE

Dra em Educação. Professora Associado 3 do Dep. Administração Escolar e Planejamento Educacional e Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica) – Bolsista de Produtividade em pesquisa CNPq

Downloads

Publicado

01-09-2018

Como Citar

OLIVEIRA, D. P. de; MACHADO, L. B. Representações sociais de consumo nas práticas escolares: uma análise dos sistemas de comunicação (Social representations of consumption in school practices: an analysis of the communication systems). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 836–851, 2018. DOI: 10.14244/198271992189. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2189. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2017-04-17
##plugins.generic.dates.accepted## 2018-05-21
##plugins.generic.dates.published## 2018-09-01