O racismo no contexto educativo: uma questão ética e de direitos humanos (Racism in educational background: a matter of ethics and human rights)

Autores

  • Ana D'Árc Martins de Azevedo UEPA
  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992185

Resumo

This article aims to discuss racism in the educational context as an ethical and political issue, whose overcoming presupposes new paradigms in school practices, such as critical intercultural education, that allows the affirmation of the subject, the construction of black identity and the understanding that racism is a human rights problem. The methodology consists of a bibliographical research. It is exposed, also in the article, the overcoming of racism through political commitment to the process of social democratization, with the experience of new dialogical educational practices and solidarity.

Keywords: Racism, Ethic, Human rights.

Resumo

Neste artigo objetiva-se debater o racismo no contexto educativo como uma questão ética e política, cuja superação pressupõe novos paradigmas nas práticas escolares, como a educação intercultural crítica, que possibilite a afirmação do sujeito, a construção da identidade negra e a compreensão que o racismo é um problema de direitos humanos. A metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica. Expõe-se, também no artigo, a superação do racismo por meio do compromisso político com o processo de democratização social, com a vivência de novas práticas educacionais dialógicas e solidárias.

Palavras-chave: Racismo, Ética, Direitos humanos.

References:

ABRAMOWICZ, Anete; OLIVEIRA, Fabiana de. A escola e a construção da identidade na diversidade. In: ABRAMOWICZ, Anete; BARBOSA, Lucia Maria de Assunção; SILVÉRIO, Valter Roberto (Orgs.). Educação como prática da diferença. Campinas, SP: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2006, p. 41-63.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e branquitude no Brasil. In: CARONE, Iray; BENTO, Maria Aparecida Silva (Orgs.). Psicologia social do racismo: estudo sobre branquitude e branqueamento no Brasil. 3ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007, p. 25-57.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Identidade e etnia: construção da pessoa e resistência cultural. São Paulo, SP: Brasiliense, 1986.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis- RJ: Vozes, 2008, p. 13-37.

CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação e Sociedade. V.33, N.118. Jan-Mar. Campinas, 2012, p. 235-250.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. In. CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 154-173.

CANDAU, Vera Maria (Org.). Sociedade, educação e cultura(s): questões e propostas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 2ed. Bauru: EDUSC, 2002.

DUSSEL, Enrique. Ética da Libertação na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000.

FLEURI, Reinaldo. Intercultura e Educação. Revista Brasileira de Educação. N.23.  Maio/Jun/Jul/Ago. Rio de Janeiro: ANPED, 2003, p. 16-35.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 6ed. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.  

FREIRE, Paulo; SHÖR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 12a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo negro. Revista da Faculdade de Educação (USP). Desigualdades raciais na escola. São Paulo, SP, v. 29, n. 1, p. 167-182, jan. /jun. 2003.

LOPES, Helena Theodoro. Educação e Identidade. Revista de Estudos e Pesquisa em Educação. Raça negra e Educação. Fundação Carlos Chagas. São Paulo, nº. 63, novembro, 1987, p. 38-40.

MARTINS, José. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997.

MIRANDA, Claudia; MARCELINO, Sandra. Educação antirracista e decolonial: romper o silenciamento como professora, mulher e negra. In: ANDRADE, Marcelo (Org.) Diferenças silenciadas: pesquisas em educação, preconceitos e discriminações. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015, p. 124-141.

MORAIS, Regis de. Cultura brasileira e educação. Campinas (SP): Papirus, 1989.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

OLIVEIRA, Ivone Martins de. Preconceito e autoconceito: identidade e interação na sala de aula. 6ed. Campinas-SP: Papirus, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa.  A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa.  Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2003.

SAWAIA, Bader. (Org). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

TORRES, Carlos Alberto. Democracia, educação e multiculturalismo: dilemas da cidadania em mundo globalizado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

WALSH, Catherine. Interculturalidade, crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria. Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 12-42.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomáz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p. 7-72.

  

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Pós-doutoramento em educação na Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro em junho de 2010. Concluiu o doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2002. Realizou, em 2001, doutorado sanduiche na UNAM e UAM-Iztapalapa no México, com estudos sobre ética com o filósofo Enrique Dussel. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e professora titular da Universidade do Estado do Pará. É membro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, coordena o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da UEPA. Exerceu a vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA de 2010 a março de 2012.. Exerceu a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA (2003-2007), a Vice-coordenação do Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação das Regiões Norte e Nordeste (2005-2007), a direção do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (1996-1998), a vice-direção do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará (1990-1991) e a coordenação do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (1988-1990). Atua na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Educação Popular e Educação Inclusiva. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação, educação especial, educação de jovens e adultos, inclusão, educação popular, filosofia, Filosofia da Educação e ética.

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

AZEVEDO, A. D. M. de; OLIVEIRA, I. A. de. O racismo no contexto educativo: uma questão ética e de direitos humanos (Racism in educational background: a matter of ethics and human rights). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 626–636, 2017. DOI: 10.14244/198271992185. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2185. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2017-04-15
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-05-08
##plugins.generic.dates.published## 2017-08-21