O professor de Biologia enquanto “sujeito ecológico”: conhecimentos, valores e participação política na prática docente (The Biology teacher as an “ecological person”: knowledge, values and political participation in the teaching practice)

Autores

  • Daniela Bertolucci de Campos UNESP
  • Rosa Maria Feiteiro Cavalari UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991899

Resumo

Abstract
This article represents part of a master’s dissertation, whose main objective is to analyze the pedagogical practice of the Biology teacher as an “ecological person” under the aspect of the dimensions that characterize the educational process in Environmental Education - dimension of knowledge, ethical and aesthetic values and political dimension. We conducted semi-structured interviews for the collection of data, supplemented by documentary analysis; a qualitative assessment involving public school teachers was developed in order to explore their personal and professional relationship with the environmental thematic.
The data indicated a close relationship between teachers’ degree of proximity to characteristics of the “ecological person” and the dimensions that characterize the Environmental Education expressed in their teaching practice, besides highlighting the opportunities for training teachers as environmental educators.
Keywords: Environmental education. Biology teacher. Ecological person.

Resumo
Este artigo apresenta um recorte dos estudos realizados durante o mestrado buscando analisar a prática pedagógica do professor de Biologia enquanto “sujeito ecológico” sob o aspecto das dimensões que caracterizam o processo educativo em Educação Ambiental - dimensão dos conhecimentos, dos valores éticos e estéticos e dimensão política. Por meio do emprego de entrevistas semiestruturadas complementadas por análise documental, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa envolvendo docentes do ensino público, no intuito de explorar seu relacionamento pessoal e profissional com a temática ambiental. Os dados obtidos revelaram uma estreita relação entre o grau de aproximação do professor em relação às características que compõem o “sujeito ecológico” e as dimensões que caracterizam os trabalhos em Educação Ambiental expressas em sua prática docente além de apontar caminhos para a formação dos professores enquanto educadores ambientais.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Professor de Biologia. Sujeito ecológico.

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Biografia do Autor

Daniela Bertolucci de Campos, UNESP

Doutoranda em Educação / Departamento de Educação / Pós-Graduação em Educação Ambiental / Instituto de Biociências UNESP – campus Rio Claro –SP

Rosa Maria Feiteiro Cavalari, UNESP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Educação Ambiental na Chaire de Recherche du Canada en Éducation relative à lenvironnement, da Université du Québec à Montréal (UQÀM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação / Instituto de Biociências UNESP – campus Rio Claro - SP

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Publicado

07-02-2018

Como Citar

CAMPOS, D. B. de; CAVALARI, R. M. F. O professor de Biologia enquanto “sujeito ecológico”: conhecimentos, valores e participação política na prática docente (The Biology teacher as an “ecological person”: knowledge, values and political participation in the teaching practice). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 184–198, 2018. DOI: 10.14244/198271991899. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1899. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2018-02-07