Diversidade étnico-racial e as interações sociais na Educação Infantil (Racial ethnic diversity and social interactions in Early Childhood Education)

Autores

  • Patrícia Batista Ribeiro Universidade de Taubaté
  • Roseli Albino dos Santos Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991898

Resumo

This article is related to the daily of children in early Childhood Education in regard to social interactions established in that school environment in relation to the black child. It presents an analysis of a survey carried out in an early Childhood Education Institution, which aimed to investigate how social interactions and race relations took place between black and white children and the teacher's room. Understanding that the school environment should be an environment that respects the child in their individualities and assist in the development of interaction skills and respect for others, it is important to discuss racial ethnic diversity in school. For the study we used as data collection instruments interviews and observations of school space and classroom routine. The results showed that children from very small know and employ ethnic racial categories in their dialogues. It was observed that in times of play, they were more free and autonomous to express their opinions, racial ethnic issues arose in his dialogues, however, during the games they related without the racial belonging impair their interactions. Experiences practices that racial ethnic diversity was present it seemed possible to the children that this matter be treated more naturally for them. We seek through this text highlight the presence of racial ethnic issues in the context of early childhood education.
Keywords: Racial ethnic diversity, Childhood education, Social interactions.

Resumo
O presente artigo está relacionado ao cotidiano das crianças de Educação Infantil no que se refere às interações sociais estabelecidas nesse ambiente escolar em relação à criança negra. Apresenta uma análise acerca de uma pesquisa realizada em uma instituição de Educação Infantil, que objetivou investigar como as interações sociais e relações raciais aconteciam entre crianças negras e brancas e com a professora da sala. Entendendo que este espaço escolar deve ser um ambiente que respeite a criança em suas individualidades e auxilie no desenvolvimento de habilidades de interação e respeito ao próximo, faz-se importante discutir a diversidade étnico-racial na escola. Para a realização do estudo utilizamos como instrumentos de coleta de dados entrevistas e observações do espaço escolar e da rotina da sala de aula. Os resultados apontam que as crianças, desde muito pequenas, conhecem e empregam categorias étnico-raciais em seus diálogos. Observou-se que nos momentos de brincadeira, em que estavam mais livres e autônomas para expressarem suas opiniões, as questões étnico-raciais surgiam em seus diálogos, no entanto, durante as brincadeiras elas se relacionavam sem que o pertencimento racial interferisse em suas interações. Vivências práticas em que a diversidade étnico- racial se fazia presente pareceu-nos possibilitarem para as crianças que esse assunto fosse tratado com mais naturalidade por elas. Buscamos por meio do presente texto, evidenciar a presença de questões étnico-raciais no contexto da Educação Infantil.
Palavras-chave: Diversidade étnico-racial, Educação infantil, Interações sociais.

References

ANDRÉ, M. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus: 2000.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília, MEC, 2009.

CAVALLEIRO, E. Do silêncio do lar ao silêncio escolar. São Paulo: Contexto, 2000.

CORSARO, W. A. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade. Campinas, v. 26, n. 91, p. 443- 464, ago. 2005.

DIAS, L. R. No fio do horizonte: educadoras da primeira infância e o combate ao racismo. 2007. 319 f.Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo – Faculdade de Educação, São Paulo, 2007.

DIAS, L. R. Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres nesse processo. Revista Brasileira de Educação, n.17, p. 661-759, set. 2012.

DUARTE, C. P. T. A abordagem da temática racial na educação infantil: o que nos revela a prática pedagógica de uma professora. In: BENTO, M. A. S. (Org.) Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: CEERT, 2012.

GAUDIO, E. S.; ROCHA, E. A. C. R. Relações étnico-raciais num contexto de educação infantil. Momento, n.1, p.35-50, jan./jul.2013.

GODOY, E. A. A representação étnica por crianças pré-escolares: um estudo de caso à luz da teoria piagetiana. 1996. 245 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação, Campinas, 1996.

GOFFMAN, E. Ritual de interação – Ensaios sobre o comportamento face a face. Petrópolis: Vozes, 2011.

KRAMER, S. Questões raciais e educação. Entre lembranças e reflexões. Cadernos de Pesquisa - São Paulo, n.93, p.66-71, maio 1995.

OLIVEIRA, F. de; ABRAMOWICZ, A. Infância, raça e paparicação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.02, p.209-226, ago. 2010.

OLIVEIRA, V. C. Educação das relações étnico raciais e estratégias ideológicas no acervo do PNBE 2008 para educação infantil. 2010. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná , Curitiba, 2010.

OLIVEIRA, S. M. A formação de atitudes racistas em uma unidade de educação Infantil em Belo Horizonte: o que as rotinas e as interações entre as crianças nos revelam. 2012. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Programa de Pós-Graduação em Educação, Belo Horizonte, 2012.

ROCHA, L. C. P da. Política Educacional e a Lei 10.639/03: Uma reflexão sobre a necessidade de superação de mecanismos ideológicos legitimadores do quadro de desigualdades sociais na sociedade brasileira. In: SILVA, P. V. B. (Org.) Notas de história e cultura afro-brasileiras. Ponta Grossa: Ed. UEPG/ UFPR, 2007.

ROSEMBERG, F. Educação Infantil e relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade. Cadernos de Pesquisa, n.44, p. 543-758, jul./set. 2014.

SANTOS, J. N. dos. Preconceito racial em foco: uma análise das relações estabelecidas entre crianças negras e não negras na educação infantil. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, 2013.

SILVA, V. L. N. da. Os estereótipos racistas nas falas de educadoras infantis – suas implicações no cotidiano educacional da criança negra. 2002. 107 f. Dissertação (Mestrado em educação). Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2002.

TRINIDAD, C. T. Identificação étnico-racial na voz de crianças em espaço de educação infantil. 2011. 222 f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa em Psicologia da Educação, São Paulo, 2011.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia Batista Ribeiro, Universidade de Taubaté

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação e Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté. Professora de Educação Infantil da rede municipal de educação de São José dos Campos.

Roseli Albino dos Santos, Universidade de Taubaté

Docente pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação e Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Como Citar

RIBEIRO, P. B.; SANTOS, R. A. dos. Diversidade étnico-racial e as interações sociais na Educação Infantil (Racial ethnic diversity and social interactions in Early Childhood Education). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 985–1000, 2017. DOI: 10.14244/198271991898. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1898. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2016-10-15
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-01-05
##plugins.generic.dates.published## 2017-11-30