A produção do discurso pedagógico numa perspectiva dialógica (Pedagogical discourse production in a dialogic perspective)

Autores

  • Silvia de Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos - IF Far JC
  • Leticia Ramalho Brittes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos - IF Far JC

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991890

Resumo

Abstract
This study aims at discuss on how some aspects of classical rhetoric may influence in the pedagogical discourse production in class, reproducing some patterns of traditional and conservative conceptions of education, which can be considered, according to Freire, a kind of “banking” education. From this, we are searching to propose a reinterpretation of this
discourse according to a discursive perspective of language. It is a qualitative study based on bibliographic method. Therefore it intends to mention some contributions from Bakhtin discursive theory to the modern teachers’ pedagogical discourse production. Before that, an overview will be presented based on previous discussions related to the discourse, emphasizing certain aspects of two of the most relevant moments in the language studies: the philosophy of the Greek language, with its rhetorical notion of language and, historically later, the Marxist philosophy founded by Bakhtin, focusing on the language in its social aspect to the
detriment of the study of language as linguistic code. Based on the work done, it´s highlighted the need to reframe the production of pedagogical discourse of teachers so that the production of knowledge through dialogical relationship between students and teachers can occur. Keywords: Discourse. Dialogism. Pedagogical discourse. School.

Resumo
Este estudo objetiva discutir sobre como alguns aspectos da retórica clássica podem influenciar na produção do discurso pedagógico em sala de aula, reproduzindo moldes de uma educação tradicional e conservadora o que, em conformidade com Freire, pode ser considerada uma educação bancária. A partir disso, busca-se uma ressignificação deste discurso a partir de uma perspectiva discursiva da linguagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Assim, pretende-se abordar as contribuições da teoria discursiva de Bakhtin para a produção do discurso pedagógico dos professores na contemporaneidade. Antes disso, será exposto um panorama das discussões anteriores referentes ao discurso, enfatizando, principalmente, em determinados aspectos dois dos momentos mais relevantes nos estudos acerca da linguagem: a filosofia da linguagem grega, com sua noção retórica de linguagem e, historicamente, mais tarde, a filosofia de cunho marxista fundamentada por Bakhtin, focando a linguagem em seu viés social em detrimento do estudo da língua como código linguístico. Com base no trabalho realizado, destaca-se a necessidade de ressignificação na produção do discurso pedagógico dos professores a fim de que ocorra a produção do conhecimento através da relação dialógica entre estudantes e professores.
Palavras-chave: Discurso. Dialogismo. Discurso pedagógico. Escola.

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Biografia do Autor

Silvia de Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos - IF Far JC

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos - IF Far JC.

Bolsista de Iniciação Cientifica Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Leticia Ramalho Brittes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos - IF Far JC

Licenciada em Letras Português- Inglês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Educação Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). leticia.brittes@iffarroupilha.edu.br

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Publicado

07-02-2018

Como Citar

SIQUEIRA, S. de; BRITTES, L. R. A produção do discurso pedagógico numa perspectiva dialógica (Pedagogical discourse production in a dialogic perspective). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 20–29, 2018. DOI: 10.14244/198271991890. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1890. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2016-10-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-05-18
##plugins.generic.dates.published## 2018-02-07