As possíveis relações da Educação Social e da Pedagogia Social no Programa “Mais - Educação” (The possible relationships of Social Education and Social Pedagogy in the program "More - Education")

Autores

  • Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula UEM
  • Lucas Tagliari da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Marcos Antonio dos Santos Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991817

Resumo

The present study aimed to present the literature review of studies that discuss Social Pedagogy and Social Education in the Programa “Mais Educação” (More Education" Program) of Brazil. This research also sought to analyze in the academic production, the characteristics of the pedagogical proposals and the theoretical methodological principles of these areas that are present in this Program. The research was qualitative, of a theoretical nature and the procedures used were the literature review of articles published in periodicals indexed in the CAPES portal. This search occurred in databases Google, Google academic and SciELO in the period from August 2015 to December 2016. As results it was possible to observe that there were relations between the "More Education" Program with Social Pedagogy and Social Education in relation To the theoretical and educational and cultural practices of this program in the Dilma government (2011-2016). However, with the change from government to the Temer government in August 2016, changes occurred in the "More Education" Program, which took the name of “Programa Novo Mais Educação” (New Education Program). In addition to the name change, the characteristics and objectives of the program have been changed and are centered on the reinforcement of the Portuguese and mathematics areas. These aspects are different from the initial proposal that provided for the provision of educational, artistic and inclusive education practices, especially for students in a condition of social vulnerability. In this way, the recent proposal of the "New More Education Program" distances itself from the principles of Social Pedagogy and Social Education.

Keywords: Social pedagogy, Social education, Program "More Education".

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo apresentar a revisão de literatura de estudos que discutem a Pedagogia Social e a Educação Social no Programa “Mais Educação” do Brasil. Esta pesquisa também buscou analisar na produção acadêmica as características das propostas pedagógicas e dos princípios teóricos metodológicos dessas áreas que estão presentes nesse Programa. A pesquisa foi qualitativa, de cunho teórico e os procedimentos utilizados foram a revisão de literatura de artigos publicados em periódicos indexados no portal da CAPES. Esta busca ocorreu nas bases de dados: Google, Google acadêmico e SciELO no período de agosto de 2015 a dezembro de 2016. Como resultados foi possível observar que existiam relações entre o Programa “Mais Educação” com a Pedagogia Social e Educação Social em relação aos princípios teóricos e práticas educativas e culturais desse programa no governo Dilma (2011-2016). Entretanto, com a mudança de governo para o governo Temer em agosto de 2016, ocorreram modificações no Programa “Mais Educação” que assumiu o nome de “Programa Novo Mais Educação”. Além da mudança de nome, as características e os objetivos do programa foram alterados e estão centralizados no reforço escolar nas áreas de português e matemática. Esses aspectos são diferentes da proposta inicial que previa a oferta de práticas educacionais, artísticas e educação inclusiva, principalmente para os alunos em condição de vulnerabilidade social. Dessa maneira, a proposta recente do “Programa Novo Mais Educação” se distancia dos princípios da Pedagogia Social e da Educação Social.

Palavras-chave: Pedagogia social, Educação social, Programa “Mais Educação”.

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Biografia do Autor

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, UEM

graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005)

Lucas Tagliari da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Formado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - PPE/UEM, orientado pela Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) Dra Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula.

Marcos Antonio dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Formado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - PPE/UEM, orientado pela Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP/UEM) Dra Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula.

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Publicado

21-08-2017

Como Citar

PAULA, E. M. A. T. de; SILVA, L. T. da; SANTOS, M. A. dos. As possíveis relações da Educação Social e da Pedagogia Social no Programa “Mais - Educação” (The possible relationships of Social Education and Social Pedagogy in the program "More - Education"). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 455–470, 2017. DOI: 10.14244/198271991817. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1817. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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