Problemas experienciados por professoras iniciantes em aulas de matemática

Autores

  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.
  • Maria Raquel Miotto Morelatti FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991719

Resumo

Este artigo tem como objetivo perceber dificuldades experienciadas por professoras iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental no trabalho com Matemática. Pretende, também, identificar características da formação inicial com influência na aquisição dos conhecimentos e saberes necessários à docência. A metodologia é qualitativa de caráter descritivo-analítico. Relatamos narrativas de duas professoras sobre os desafios do aprender a ensinar Matemática em seus primeiros anos de carreira, decorrentes de uma entrevista semiestruturada. Os resultados mostram que existem problemas em relação ao conhecimento matemático no decorrer do curso de formação inicial, dado que, muitas vezes os programas descrevem uma formação centrada em procedimentos metodológicos e sem atender a questões conceituais necessárias à prática pedagógica, o que pode originar desafios na fase de iniciação profissional.

Palavras-chave: Formação inicial. Curso de pedagogia. Início da docência. Conteúdos matemáticos.

Problems faced by beginner teachers in mathematics classes

Abstract

This article aims pointing out the challenges experienced by beginner teachers at initial stages of Elementary School at their work with mathematics. It also aims identify characteristics of the initial education with influence upon the knowledge and expertise acquisition necessary to teach. The methodology is qualitative and of a descriptive-analytical character. It is presented reports of two teachers about the challenges of learning and teaching mathematics in the first years of their career, resulting from a semi-structured interview. The results show that there are problems concerning the mathematical knowledge during the initial educational course, once the program quite frequently describes an education centered in methodological procedures and that do not support the necessary conceptual issues required for the pedagogical practice, what may cause challenges at the phase of professional initiation.

Keywords: Initial education. Pedagogic course. Initial teaching. Mathematics contents.

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Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Câmpus de Naviraí). Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (FCT-UNESP) com Programa Intercalar em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa - Portugal; Mestre em Educação pela UNESP, área de concentração em Educação Infantil e Matemática; Licenciado em Pedagogia, Habilitação para o Magistério da Educação Infantil, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, Câmpus Três Lagoas). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Início da Docência e Ensino de Matemática (GEPIDEM/UFMS/CPNV) cadastrado no CNPq; Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores (GPEA-FCT/UNESP). Tem experiência na Educação Básica onde atuou como professor de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial (AEE). Atua na área de Educação e Educação Matemática com ênfase nos seguintes temas: Educação Infantil, Alfabetização, Ensino e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos, Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional e Início da Docência.

Maria Raquel Miotto Morelatti, FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP

Professora Assistente Doutora do Departamento de Matemática e Computação da FCT/UNESP; Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado).

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Publicado

30-11-2016

Como Citar

CIRÍACO, K. T.; MORELATTI, M. R. M. Problemas experienciados por professoras iniciantes em aulas de matemática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 267–280, 2016. DOI: 10.14244/198271991719. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1719. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2016-11-30