Escolas étnicas: possibilidades de estudo por diferentes correntes pedagógicas (Ethnic schools: possibilities of study by different pedagogical trends)

Autores

  • Rodrigo Boçõen Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991658

Resumo

In the present text, we reach to elaborate reflections about the ethnic schools of the polish immigrants in Paraná (Brazil), by means of the use of authors from different education theories, being selected the authors Saviani (2011) and Arroyo (2012). The ethnic schools constituted a phenomenon existent in Brazil since the mid-nineteenth century to the end of the 1930s, being possible observe it too among other ethnicities. In Paraná, there were about 167 polish ethnic schools in the 1930s. Among the main features of this type of school are the teaching ministered in the group’s mother language, as well as the teaching of the culture and history of the home country. Most of those schools were created and sustained by the community, and even when there were Brazilian public schools in the region, the polish colonists gave preference to their own schools, due to the maintenance of their cultural features. To help in the making of this research, were used the contributions from authors who studied specifically the issue of ethnic schools, as Buchmann (1995), Kreutz (2000), Renk (2009) and Wachowicz (2002). Through this text, we could found out a lot of issues where is possible to establish relations between the pedagogical theories and the ethnic schools. Saviani (2011) makes relations between education and work, understanding the school education as the result of a long historical process and as an element able to foment transformations in social relations. Arroyo (2012), working social movements, watches a diversity of pedagogies made by means of antagonistic relations of domination and resistance, being these pedagogies tools of positive affirmation of minority groups.

Keywords: History of education, Polish immigration, Immigration and education.

Resumo

Neste texto, buscamos elaborar reflexões sobre as escolas étnicas dos imigrantes poloneses no Paraná (Brasil) por meio da utilização de pesquisadores de diferentes teorias da educação, sendo selecionados os autores Saviani (2011) e Arroyo (2012). As escolas étnicas constituíram um fenômeno existente no Brasil desde meados do século XIX até o final da década de 1930, sendo possível observá-lo também entre outras etnias. No Paraná, existiam cerca de 167 escolas étnicas polonesas na década de 1930. Entre as principais características desse tipo de escola estão o ensino ministrado na língua materna do grupo, assim como o ensino da cultura e da história do país de origem. A maior parte dessas escolas eram criadas e mantidas pela própria comunidade, e mesmo quando existiam escolas públicas brasileiras na região, os colonos poloneses davam preferência às suas próprias escolas, devido à manutenção de suas características culturais. Para auxiliar na construção desta pesquisa, foram utilizadas as contribuições de autores que trabalham especificamente com a questão das escolas étnicas, como Buchmann (1995), Kreutz (2000), Renk (2009) e Wachowicz (2002). Através deste texto, pudemos constatar diversas questões onde é possível estabelecer relações entre as teorias pedagógicas em questão e as escolas étnicas. Saviani (2011) estabelece relações entre educação e trabalho, concebendo ainda a educação escolar como resultado de um longo processo histórico e elemento capaz de fomentar transformações nas relações sociais. Arroyo (2012), ao trabalhar com movimentos sociais, observa uma diversidade de pedagogias construídas por meio de relações antagônicas de dominação e resistência, sendo essas pedagogias ferramentas de afirmação positiva de grupos minoritários.

Palavras-chave: História da educação, Imigração polonesa, Imigração e educação.

References:

ARROYO, Miguel G. Prefácio. In DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012.

BUCHMANN, Elane T. A trajetória do sol: um estudo sobre a identidade do imigrante polonês no sul do Brasil. Curitiba: Fundação Cultural, 1995.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano: Artes de fazer. 3. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 1998.

DOUSTDAR, Neda M. Imigração polonesa: raízes históricas de um preconceito. 1990. 169 f. Dissertação (Mestrado em História do Brasil) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1990.

KREUTZ, Lúcio. História da educação a partir da perspectiva de etnia: reflexões introdutórias. História da Educação, v. 1, n. 2, p. 127-143, jul./dez. 1997. Disponível em < http://www.seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30669/pdf>. Acesso em 21 ago. 2015.

KREUTZ, Lúcio. Escolas comunitárias de imigrantes no Brasil: instâncias de coordenação e estruturas de apoio. Revista Brasileira de Educação, n. 15, p. 159-176, set./dez. 2000.

KREUTZ, Lúcio. Imigrantes e projeto de escola pública no Brasil: Diferenças e tensões culturais. In: SOCIEDADE Brasileira de História da Educação (Org.). Educação no Brasil: História e historiografia. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

RENK, Valquiria E. A educação dos imigrantes alemães católicos em Curitiba. Curitiba: Champagnat, 2004.

RENK, Valquiria E. Aprendi falar português na escola! O processo de nacionalização das escolas étnicas polonesas e ucranianas no Paraná. 2009. 243 f. Tese (Doutorado) –Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

WACHOWICZ, Ruy C. O camponês polonês no Brasil. Curitiba: Fundação Cultural Casa Romário Martins, 1981.

WACHOWICZ, Ruy C. As escolas da colonização polonesa no Brasil. Curitiba: Champagnat, 2002.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Boçõen, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestrando em Educação pela PUCPR. Licenciado em História pela PUCPR.

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

BOÇÕEN, R. Escolas étnicas: possibilidades de estudo por diferentes correntes pedagógicas (Ethnic schools: possibilities of study by different pedagogical trends). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 594–603, 2017. DOI: 10.14244/198271991658. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1658. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2016-05-04
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-01-26
##plugins.generic.dates.published## 2017-08-21