Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): Modelo explicativo da ação docente

Autores

  • Rosária Helena Ruiz Nakashima Universidade Federal do Tocantins
  • Stela Conceição Bertholo Piconez Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991605

Resumo

O presente artigo compreende reflexões derivadas de pesquisa exploratória, em periódicos internacionais, sobre educação e tecnologias e capítulos de livros que discutem a inter-relação dos diferentes tipos de conhecimentos docentes, apoiados por tecnologias. O objetivo foi compreender as contribuições e desafios do TPACK, como modelo explicativo da ação docente, nas decisões acerca da integração de tecnologias em práticas pedagógicas. Dentre as contribuições foram destacadas as investigações e experiências apoiadas pelo TPACK; o TPACK como orientador da formação inicial e permanente de professores e a relação do TPACK com outros modelos teóricos. O modelo TPACK foi considerado base de conhecimento docente para a integração das tecnologias em contextos educacionais, a partir do alinhamento com abordagens pedagógicas e ensino de conteúdos específicos. Entretanto, alguns desafios foram apontados pelos estudos, como a dificuldade de consenso ao definir cada constructo do modelo; a necessidade de definição dos tipos de tecnologias abarcadas pelo TPACK e a fragilidade no processo de avaliação do modelo. A expectativa deste artigo é apresentar reflexões que possam mobilizar a continuidade e o desenvolvimento da temática investigada.

Palavras-chave: TPACK. Ensino e aprendizagem. Tecnologias digitais de informação e comunicação.

Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): Explanatory model of teachers action

Abstract

This article includes reflections derived from exploratory research in databases, international journals on education and technology and book chapters that discuss the inter-relationship of different types of teachers knowledge. The goal was to understand the contributions and challenges of TPACK as an explanatory model of teacher action in decisions about the integration of technology in teaching practices.  Among the contributions of the studies were highlighted research and experimentation supported by TPACK; TPACK as conductor of the initial and permanent education of teachers and the TPACK related with other theoretical models. The model TPACK was considered knowledge base for teaching the integration of technologies in educational contexts, from alignment with pedagogical approaches and teaching specific content. However, some challenges were identified by the studies, such as the difficulty of consensus to define each construct of the model; the need to define the types of technologies embraced by TPACK and fragility in the process of measuring TPACK. The expectation of this article is to propose weightings and reflections that can mobilize the continuity and development of the subject investigated.

Keywords: TPACK. Teaching and learning. Digital technologies of information and communication.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade Federal do Tocantins

Pedagoga. Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em História. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult).

Stela Conceição Bertholo Piconez, Universidade de São Paulo

Professora Titular da Graduação e Pós-Graduação na Área de Concentração: Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares. Coordenadora do Grupo Alpha (CNPq) que realiza pesquisas sobre a Didática apoiada por recursos tecnológicos  na  Formação de Professores (Ensino Fundamental, Médio e Superior). Orienta mestrado e doutorado  sobre a área e atua junto às escolas públicas formando professores (Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem, Design Instrucional e Learning Design, Letramento Digital, Produção de Conteúdos Digitais etc.).

Downloads

Publicado

30-11-2016

Como Citar

NAKASHIMA, R. H. R.; PICONEZ, S. C. B. Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): Modelo explicativo da ação docente. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 231–250, 2016. DOI: 10.14244/198271991605. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1605. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2016-03-28
##plugins.generic.dates.accepted## 2016-09-26
##plugins.generic.dates.published## 2016-11-30