OS RANKINGS DAS ESCOLAS EM PORTUGAL: EXPLORANDO ALGUNS DOS SEUS EFEITOS

Autores

  • Maria Fernanda Santos Martins Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199160

Resumo

No presente artigo reflectimos sobre alguns dos efeitos da publicação dos rankings na acção organizacional dos actores educativos da escola pública, nomeadamente em Portugal. Tendo em consideração que os efeitos dos rankings podem não ser lineares nem uniformes (PINTO, 2009), procuramos problematizar se os referidos rankings induzem efeitos de quase-mercado educacional. Para o desenvolvimento desta discussão, tomamos por base um estudo por nós realizado (no ano lectivo 2006/2007), junto de professores, dirigentes escolares, alunos e pais de uma escola localizada numa cidade do Douro Litoral. O quadro teórico-conceptual que sustenta a interpretação dos dados obtidos provém de diferentes abordagens conceptuais, embora de forma articulada. Por um lado, mobiliza-se conceitos da sociologia da educação crítica e, por outro, da sociologia das organizações educativas. A partir daqui, podemos afirmar que os rankings, ainda que não de modo exclusivo, contribuem para a emergência de processos de selecção social e académica dos alunos e de concorrência entre escolas; neste último caso, ganha expressão situações que classificamos como estratégias de promoção da escola e de fabricações (BALL, 2002). Práticas essas que enquadramos na imagem de escola enquanto organização de tipo organicista.

Palavras-chave: rankings das escolas, fabricações, selectividade social e académica dos alunos, imagem organicista de escola.

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Biografia do Autor

Maria Fernanda Santos Martins, Universidade do Minho

Mestre em Educação, Sociologia da Educação e Poíticas Educativa Un do Minho, Portugal

Doutora em Educação, Organização e Adminsistração Escolar, Universidade do Minho, Portugal

Professora auxilair da Unviersidade do Minho, departamento de CSE

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Publicado

29-05-2011

Como Citar

MARTINS, M. F. S. OS RANKINGS DAS ESCOLAS EM PORTUGAL: EXPLORANDO ALGUNS DOS SEUS EFEITOS. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 91–109, 2011. DOI: 10.14244/19827199160. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/160. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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