Reverberações da atual formação de professores na prática docente

Autores

  • Ana Ignez Belém Lima Nunes Universidade Estadual do Ceará
  • Artur Bruno Fonseca de Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Erika Silva Rocha Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991562

Resumo

Concebendo a importância das formações de professores para a construção e reconstrução de práticas e condutas docentes, o artigo objetiva investigar as reverberações dessa formação na prática de ensino de educadores que trabalham em uma escola pública de Fortaleza, Brasil. São ressaltados, dentro desse propósito, os impactos na construção da subjetividade e identidade docente e na saúde mental desses profissionais. Para isso, foi realizada uma pesquisa empírica que contou com a observação do contexto escolar e de ensino, um questionário aplicado aos professores e devolutiva realizada com a direção da escola. Participaram da pesquisa, vinte e seis professores, além do núcleo gestor, composto por três profissionais. Os resultados indicam, paradoxalmente, de um lado, a satisfação dos professores com a sua prática e com a escola, e, de outro, índices preocupantes de mal-estar docente e sofrimento psíquico. A relação com os alunos é evidenciada como um elemento que mais produz estresse nos profissionais participantes da pesquisa. Essas problemáticas estão intimamente relacionadas com a configuração da formação de professores, a qual não tem prezado por trabalhar a subjetividade e identidade docente, não tem corroborado com a constituição de práticas críticas, que levem em consideração a heterogeneidade existente na sala de aula, além de colaborarem com a produção de um perfil profissional alienado. Esses fatores corroboram, então, para a instauração do mal-estar docente.

Palavras-chave: Formação de professores. Práticas docentes. Subjetividade docente. Mal-estar docente.

Reverberations of such training in the practice of teaching educators

Abstract

Conceiving the importance of teacher training for the construction and reconstruction of practices and behaviors of teachers, the article investigates the reverberations of such training in the practice of teaching educators working in a public school in Fortaleza, Brazil. Are highlighted, in this regard, the impact on the construction of subjectivity and teacher identity and mental health of these professionals. Therefore, an empirical research was made, which included the observation of the environment of the school and teaching, was conducted a questionnaire administered to teachers and feedback session held with the school board. Twenty-six teachers participated of the search, beyond the core manager, consisting of three professionals. The results indicate, paradoxically, on the one hand, the satisfaction of teachers with their practice and the school, and on the other, worrying levels of teaching and psychological suffering malaise. The relationship with students is evidenced as an element that produces more stress in the research participants professionals. These issues are closely related to the configuration of teacher education, which is not dear to work subjectivity and teacher identity, has not corroborated the formation of critical practices that take into account the heterogeneity in the classroom, and collaborate with the production of an alienated professional profile. These factors confirm, then, for the establishment of teacher malaise. The research was funded by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq).

Keywords: Teacher training. Teaching practices. Teacher subjectivity. Teacher malaise.

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Biografia do Autor

Ana Ignez Belém Lima Nunes, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Ciencias de la Educación - Universidad de Santiago de Compostela/Espanha (2004). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará da área de Psicologia da Educação, lecionando também no Programa de Pós Graduação em Educação da UECE. Integra o grupo de pesquisa Política Educacional, Memória e Docência e coordena o Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental do curso de Psicologia da UECE. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Aprendizagem, Formação Docente, subjetividade e História de Vida, tendo como eixo teórico central a Psicologia Histórico- Cultural de L.S. Vygotsky.

Artur Bruno Fonseca de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará. Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Membro do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental (LADES).

Erika Silva Rocha, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Psicologia Pela Univrsidade Estadual do Ceará. Mentranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará. Membro do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental (LADES)

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Publicado

30-11-2016

Como Citar

NUNES, A. I. B. L.; OLIVEIRA, A. B. F. de; ROCHA, E. S. Reverberações da atual formação de professores na prática docente. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 197–213, 2016. DOI: 10.14244/198271991562. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1562. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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