EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CIDADANIA: APROXIMAÇÕES E CONTRADIÇÕES

Autores

  • Neli Klix Freitas Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199156

Resumo

O artigo foi elaborado com base em pesquisa-ação e tem como objetivo apresentar uma análise da educação inclusiva baseada nas percepções de 30 professores e de 10 alunos com necessidades educativas especiais. Os dados dos professores foram coletados durante um programa de capacitação docente para educação inclusiva, realizado em Maio de 2010 em Florianópolis, Santa Catarina, sendo utilizada como instrumento a técnica cartas de quem gosta de escrever. O instrumento empregado com os alunos foi o desenho do par educativo, que foi coletado em três escolas uma semana antes da capacitação docente. Os desenhos foram apresentados aos professores durante a capacitação, e debatidos. A análise do material coletado contempla categorias, como: aceitação de ritmos cognitivos distintos na aprendizagem, formação docente em tempos de educação inclusiva, interações entre professores e alunos, recursos didáticos e pedagógicos nas escolas, afetividade, caracterizando percepções dos participantes e uma análise da educação inclusiva. A legislação em educação inclusiva mostra uma evolução favorável, mas há outros fatores neste processo, como o dualismo sobre inclusão e exclusão ainda existente na vida em sociedade, que necessita de uma revisão crítica permanente, considerando o vínculo inseparável entre educação e cidadania.

Palavras-chave: Educação inclusiva, Formação docente, Desenhos de alunos com necessidades educativas especiais, Percepções.

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Biografia do Autor

Neli Klix Freitas, Universidade do Estado de Santa Catarina

Dra. em Psicologia,fomação em Educação,Psicologia e Artes.Docente efetiva da UDESC.Docente Permanente do PPGAV na linha de ensino,com rientações concluídas.Habilitada pelo CNPq para orientar em cursos de Mestrado e Doutorado.

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Publicado

29-05-2011

Como Citar

FREITAS, N. K. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CIDADANIA: APROXIMAÇÕES E CONTRADIÇÕES. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 40–56, 2011. DOI: 10.14244/19827199156. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/156. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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