A concepção da identidade étnica na visão de estudantes do ensino superior

Autores

  • Romilda Costa Motta UNASP- SP
  • Silvia Cristina de Oliveira Quadros UNASP- SP

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991540

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar considerações acerca de uma pesquisa realizada com estudantes de uma instituição de educação superior, na cidade de São Paulo, Brasil. A investigação buscou caracterizar a concepção da identidade étnico-racial dos discentes. A metodologia consistiu em estudo teórico na área de Semiótica com o intuito de analisar a construção semiótica da identidade e discutir os conceitos de preconceito, racismo e discriminação. Foi aplicado um questionário com dezoito questões a alunos de uma Instituição de Educação Superior, localizada na zona sul da cidade de São Paulo, a fim de identificar qual a percepção deles em relação à sua cor e/ou etnia. Para compor o perfil étnico-racial seguiu-se o critério da autoclassificação, que é consagrado na literatura antropológica como o método mais aceitável para a definição das identidades étnicas e social. Após a análise das complexas teias identitárias encontradas na realização da pesquisa, uma das questões observadas nos resultados foram algumas das possíveis razões para perceptíveis dificuldades, por parte de consideráveis segmentos da população negra representada, em assumir-se como “negro”. Em conclusão a esse estudo, verificou-se que a diversidade de ordens étnico-racial, cultural, social, regional que marca os/as brasileiros/as é um fato. Todavia, nem sempre é aceita e/ou reconhecida pelo sujeito que a detém.

Palavras-chave: Cidadania. Educação. Identidade étnico-racial. Semiótica.

The concept of ethnic identity in the view of higher education students

Abstract

The aim of this paper is to present considerations about a survey performed with students from a higher education institution in the city of São Paulo, Brazil. The study aimed to characterize the students’ concept of ethno-racial identity. The methodology consisted of theoretical study in Semiotics area in order to analyze the semiotics’ construction of identity and discuss the concepts of prejudice, racism and discrimination. A questionnaire with eighteen questions has been applied to students of a higher education institution, situated in São Paulo, in order to identify their perception about their color or ethnicity. To compose the ethnic and racial profile, the criteria of self-classification was followed, which is enshrined in the anthropological literature as the most acceptable method for the definition of social and ethnic identities. After the analysis of complex identity webs found in the research, one of the issues observed in the results were some of the possible reasons for the apparent difficulties, faced by considerable segments of the black population represented, to assume themselves as being "black". In conclusion to this study, it was verified that the diversity of ethnic-racial, cultural, social and regional orders characterizing Brazilian people is a fact. However, it is not always accepted or recognized by the ones who hold it.

Keywords: Citizenship. Education. Ethnic and racial identity. Semiotics.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Romilda Costa Motta, UNASP- SP

Doutora em História Social pela USP. Professora no Centro Universitário Adventista de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em América Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais, mulheres, relações de gênero e escritas de si.

Silvia Cristina de Oliveira Quadros, UNASP- SP

Doutora em Letras: Semiótica e Linguística Geral pela USP, Pós-doutorado em Educação pela FE-USP. Pró-reitora de graduação do UNASP. Experiência na área acadêmica com as disciplinas: Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Análise do Discurso, Prática de Ensino e Produção de Textos. 

Downloads

Publicado

31-08-2016

Como Citar

MOTTA, R. C.; QUADROS, S. C. de O. A concepção da identidade étnica na visão de estudantes do ensino superior. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 286–298, 2016. DOI: 10.14244/198271991540. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1540. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2016-01-21
##plugins.generic.dates.accepted## 2016-06-07
##plugins.generic.dates.published## 2016-08-31