Condições institucionais e desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores: um estudo em uma IES Federal

Autores

  • Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • José Ricardo Costa de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco
  • Milka Alves Correia Barbosa Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991521

Resumo

A expansão das instituições de ensino superior brasileiras, especialmente com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país, e o avanço das tecnologias de informação e comunicação, têm impulsionado o uso da educação a distância pelas universidades como forma de responder às novas demandas educacionais decorrentes das mudanças na nova ordem econômica mundial. Esse novo cenário de ensino-aprendizagem envolve mudança de competências e de formação do professor do ensino superior: desenvolvimento acadêmico sólido, experiência profissional e competência pedagógica. O desenvolvimento de tais competências pode ser, portanto, influenciado pelas condições institucionais das universidades nas quais os professores estão inseridos. Este estudo tem o propósito de discutir a influência das condições institucionais no desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores de ensino superior. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo interpretativo básico. Professores vinculados a uma Universidade Federal e com atuação na educação a distância responderam as entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram examinados pela análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) com auxílio do software o Atlas.Ti. Os resultados do estudo indicam a necessidade de a instituição fortalecer a educação a distância institucionalmente, seja por meio da expansão de seu quadro de pessoal, na alocação de pessoal técnico-administrativo junto às Coordenações dos cursos, seja reconhecendo a carga horária do docente que atua nesta modalidade ou, ainda, favorecendo o desenvolvimento das competências eletrônicas dos professores.

Palavras-chave: Condições institucionais. Integração das TIC. Competências eletrônicas. Educação a distância.

Institutional conditions and teacher`s development of electronic skills: a study in a Federal University

Abstract

The expansion of Brazilian higher education institutions, especially with the installation of several campuses in the countryside and the advancement of ICT, has stimulated the use of distance education by universities as a way to respond to new educational demands arising from changes in the new world economic order. This new teaching-learning scenario involves change in skills and higher education of professors: solid academic development, work experience and pedagogical competence. The university institutional conditions in which professors are inserted can therefore influence the development of such skills. Therefore, this study aims to discuss, the influence of institutional conditions in developing electronic skills of higher education teachers. To achieve the objective pose, a basic interpretive qualitative study was carried out. Eleven faculty members at Federal University that work in the distance education took part in semi-structured interviews. Interviews and documents were examined by content analysis with the help of a specific qualitative research software, the ATLAS.ti. It was found that it is necessary for Federal University to strengthen distance education institutionally, through expansion of its staff, allocation of technical and administrative personnel with the course Coordination’s, either by recognizing workload of faculty in this modality or also favouring the development of electronic skills of professors.

Keywords: Institutional conditions. Integration of ICT. Electronic skills. Distance education.

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Biografia do Autor

Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora, Mestre e Bacharel em Administração (UFPE, 2015, 2004, 2001). Atualmente é professora Adjunta do colegiado de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Pesquisadora de projeto apoiado pelo CNPq cujo tema refere-se ao desenvolvimento de competências docentes para EAD. Associada ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). Avaliadora de periódicos e eventos nacionais. Temas de interesses em pesquisa: Ensino e Pesquisa em Administração (competências profissionais e docentes; educação a distância) e Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (Prazer e sofrimento no trabalho, alienação no trabalho, QVT).

José Ricardo Costa de Mendonça, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS), além de graduado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE), graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE e Pós-Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGS/FACHIF/UFMG - 2012). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD/UFPE) e do Núcleo de Gestão (Campus Caruaru/UFPE).

Milka Alves Correia Barbosa, Universidade Federal de Alagoas

Doutora e Mestre em Administração pelo PROPAD/UFPE, graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de Alagoas (1994). Atualmente é docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão organizacional, análise organizacional, comportamento organizacional, competências gerenciais em IES, gestão de IES, gestão de pessoas, gestão em instituições de saúde. Interesses de pesquisa: competências gerenciais, gestão pública, gestão de IES, gestão da saúde.

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Publicado

30-11-2016

Como Citar

CASSUNDÉ, F. R. de S. A.; MENDONÇA, J. R. C. de; BARBOSA, M. A. C. Condições institucionais e desenvolvimento de competências eletrônicas dos professores: um estudo em uma IES Federal. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 155–175, 2016. DOI: 10.14244/198271991521. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1521. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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