GESTÃO PARTICIPATIVA: UMA MATRIZ DE INTERAÇÕES ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE ESCOLAR

Autores

  • Renato de Oliveira Brito Universidade Católica de Brasília
  • Beatrice Laura Carnieli Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199151

Resumo

As mudanças promovidas pela globalização e pela transição da era industrial para a era do conhecimento fizeram com que as organizações migrassem de um modelo de administração clássica para o moderno conceito de gestão que tem como uma das suas vertentes mais importantes a busca estratégica de parceria entre as organizações e os seus stakeholders. A escola está no centro de todas as mudanças que ocorrem na sociedade, pois ela influencia e é influenciada pela sociedade. Além disso, a escola também é uma organização e como tal tem o seu processo administrativo influenciado pelas novas tendências da administração. Desta forma, a gestão escolar tem se inclinado para um modelo democrático-participativo de condução do processo administrativo-pedagógico, apresentando-o como o mais adequado para atender as necessidades e desafios da escola atual. Dentro deste contexto, este artigo foi realizado mediante revisão da bibliografia especializada e analisa como o modelo de gestão participativa forma uma teia de interações entre os participantes da comunidade escolar, formada pelos diversos stakeholders internos e externos, com resultados positivos para o processo educacional.

Palavras-chave: gestão escolar, gestão participativa, comunidade escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renato de Oliveira Brito, Universidade Católica de Brasília

Pesquisador Visitante do Centre For Social Science Research da Universidade de Cape Town – África do Sul (2005). Mestrando em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é Membro do Grupo de Pesquisa “Gestão Educacional, Economia e Implicações Curriculares" UCB/CNPq e Consultor/Pesquisador de projetos da Organização das Nações Unidas e Ministério da Educação ONU/MEC.

Beatrice Laura Carnieli, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora/Pesquisadora dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília e Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Gestão Educacional, Economia e Implicações Curriculares" UCB/CNPq

Downloads

Publicado

23-11-2011

Como Citar

BRITO, R. de O.; CARNIELI, B. L. GESTÃO PARTICIPATIVA: UMA MATRIZ DE INTERAÇÕES ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE ESCOLAR. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 26–41, 2011. DOI: 10.14244/19827199151. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/151. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2010-08-30
##plugins.generic.dates.accepted## 2011-09-22
##plugins.generic.dates.published## 2011-11-23