O jovem contemporâneo e sua escola: sobre encontros e desencontros

Autores

  • Victor Hugo Nedel Oliveira UFRGS
  • Nestor André Kaercher UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991509

Resumo

O jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade nos mais diferentes setores. Este mesmo jovem encontra-se em nossos bancos escolares e, por vezes, não damos a devida atenção às suas individualidades, coletividades e expressões. Esta pesquisa trata das culturas juvenis no âmbito escolar e suas relações de pertencimento dos jovens contemporâneos em relação à instituição escola. Para atingir os objetivos propostos, montou-se questionário o qual abarcou as relações dos sujeitos-jovens entrevistados com sua escola, que foi aplicado em três turmas de terceiro ano do ensino médio do espaço de pesquisa – escola pública estadual em Porto Alegre-RS, Brasil – e, posteriormente, analisado, resultando a construção do texto final. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem-aluno contemporâneo é composto de múltiplas e transitórias identidades e, com isso, está adaptado a múltiplos pertencimentos. Mesmo tratando-se de uma realidade específica que foi analisada, entendemos que o perfil de jovem elencado pela pesquisa pode ser assim entendido em outros espaços, na medida em que vai se moldando a estas configurações identitárias. Constatou-se que o jovem contemporâneo percebe sua escola e, ao mesmo tempo, aponta possíveis falhas na gestão escolar. Da mesma forma, verificou-se que o jovem aprecia muito diferentes espaços da escola, como pátios e corredores, entretanto, não houve inferência na sala de aula como um espaço aprazível. Há muito que se avançar neste tipo de pesquisa, uma vez que tratamos de nossa prática docente.

Palavras-chave: Jovens. Juventude. Ensino. Escola.

The contemporary and his school young: about agreements and disagreements

Abstract

Contemporary youth is surprising society in many different sectors. This same young man is in our school benches and sometimes we do not give due attention to their individualities, communities and expressions. This research deals with the youth cultures in the school and their membership relations of contemporary young people in relation to the school institution. To achieve the proposed objectives, questionnaire rode which encompassed the relationship of subject-young respondents with their school, which was applied in three classes of third year high school research space - public school in Porto Alegre-RS, Brazil - and subsequently analyzed resulting in the construction of the final product. The survey results indicate that the contemporary young student is composed of multiple and transient identities and it is adapted to multiple affiliations. Even in the case of a specific reality that was analyzed, we understand that the young profile part listed in the survey can be well understood in other areas, to the extent that will be shaping these identity configurations. It was found that the contemporary young man realizes his school and at the same time, points to possible failures in school management. Similarly, it was found that the young appreciate very different school spaces such as courtyards and corridors, however, no inference in the classroom as a pleasant space. There is much to advance this type of research, since we deal with our teaching practice.

Keywords: Young. Youth. Teaching. School.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, UFRGS

Ensino de Geografia

Nestor André Kaercher, UFRGS

Doutor em Geografia Humana

Professor da Faculdade de Educação (UFRGS)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFRGS)Av. Paulo Gama, 110 - Farroupilha, Porto Alegre - RS, 90040-060

Downloads

Publicado

30-11-2016

Como Citar

OLIVEIRA, V. H. N.; KAERCHER, N. A. O jovem contemporâneo e sua escola: sobre encontros e desencontros. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 321–340, 2016. DOI: 10.14244/198271991509. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1509. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2015-12-10
##plugins.generic.dates.accepted## 2016-06-28
##plugins.generic.dates.published## 2016-11-30