REFLEXÕES SOBRE O PENSAMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL NO BRASIL E SUAS MATRIZES AUTORITÁRIAS

Autores

  • Lincoln de Araújo Santos UERJ-FEBF

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199150

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão sobre as matrizes do pensamento social e autoritário e suas características marcantes na educação brasileira, identificando cronologicamente o início da República, acentuando-se o regime estabelecido a partir de 1930. O estudo das ideias sociais e de seus intelectuais, as influências ideológicas e doutrinárias que darão base aos fundamentos do pensamento autoritário social e educacional no Brasil. O regime político a partir de 1930, o Estado Novo e o projeto educacional do governo de Getúlio Vargas e seus princípios da ordem, da moral, da política e o desejo de unidade nacional. A conjunção de um elenco de intelectuais que formularam um ideal nacional a partir da função política do Estado como o condutor da modernização do país e na atuação pedagógica desta instituição.  A caracterização de intelectuais que estiveram a serviço do Estado Novo e de sua ideologia, elaborando o seu projeto e tendo a educação como estratégia de propaganda. O pensamento social de Oliveira Vianna, Francisco Campos, Gustavo Capanema e as justificativas para a governabilidade e presença do regime varguista no país. O principal objetivo deste artigo é o de analisar o pensamento autoritário brasileiro e sua presença na educação brasileira.

Palavras-chave: República Brasileira, Autoritarismo, Intelectuais, Educação.


Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lincoln de Araújo Santos, UERJ-FEBF

Docente das áreas de História da Educação Brasileira, Gestão Educacional, Políticas Públicas em educação. Departamento de Gestão educacional - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ

Downloads

Publicado

23-11-2011

Como Citar

SANTOS, L. de A. REFLEXÕES SOBRE O PENSAMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL NO BRASIL E SUAS MATRIZES AUTORITÁRIAS. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 9–25, 2011. DOI: 10.14244/19827199150. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/150. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2010-08-24
##plugins.generic.dates.accepted## 2011-08-23
##plugins.generic.dates.published## 2011-11-23