Formação docente inicial e ensino de ortografia: Saberes necessários (Initial teacher education and teaching of spelling: Required knowledge)

Autores

  • Ana Luzia Videira Parisotto UNESP
  • Gladis Massini-Cagliari Unesp

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991470

Resumo

It would be inconsistent to state that the initial education of teachers can encompass all the knowledge needed for their future practice because they work in contexts fraught with unpredictability. Notwithstanding, teacher education programs must provide students with the theoretical framework needed for their professional practice. As regards the teaching of Portuguese, several studies emphasize the importance of programs addressing discursive aspects of language, its variation, and its role in human interaction, among other aspects. In this sense, this study is based on the following research question: Do future teachers, 4th-year students of a teacher education program, have the required knowledge of the spelling system to be able to explain it? This research, of a qualitative nature, aims at reflecting on initial education of teachers with regard to spelling knowledge and teaching of spelling. Data were collected by means of interviews, dictation of infrequent words, and intentional misspelling activities. The theoretical basis for data analysis and discussion follows the Representational Redescription model established by Karmiloff-Smith (1986) as well as studies carried out by Massini-Cagliari and Cagliari (2001) and Morais (2009). This article presents only the data collected through interviews. Preliminary results indicate that the education of teachers for the first years of elementary school should be reassessed in order to include content capable of promoting analysis of and reflection on the Portuguese language in its curriculum.

Keywords: Teacher education. Teaching of spelling. Explanation of rules.

Seria incoerente afirmar que a formação inicial consegue contemplar uma formação plena e definitiva, pois o professor atua num contexto carregado de imprevisibilidade. Em contrapartida, nos cursos de licenciatura é que o futuro professor deve tomar posse dos conhecimentos necessários a fim de compor seus quadros referenciais para o desempenho da profissão docente. No que tange ao ensino da língua portuguesa, os resultados de várias pesquisas enfatizam a importância de se considerar os aspectos discursivos da língua, a linguagem como forma de interação humana, a variação linguística, dentre outros. Nesse sentido, partimos do seguinte problema de pesquisa: será que os futuros professores, alunos do 4º ano de um curso de Licenciatura em Pedagogia, possuem os conhecimentos necessários sobre o sistema ortográfico e são capazes de explicitá-los? Esta pesquisa é de base qualitativa e pretende refletir sobre a formação inicial do pedagogo, no que diz respeito aos conhecimentos ortográficos e ensino de ortografia. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, ditado de palavras pouco frequentes e atividades de erro intencional. Os subsídios teóricos para discussão e análise dos dados seguem o Modelo de Redescrição Representacional estabelecido por Karmiloff-Smith (1986); os estudos de Massini-Cagliari e Cagliari (2001), bem como os de Morais (2009). Neste artigo serão apresentados somente os dados relativos à entrevista. Os resultados preliminares apontam a necessidade de se repensar a formação inicial do pedagogo, possibilitando a inserção, na Matriz Curricular, de conteúdos voltados à análise e reflexão sobre a língua portuguesa.

Palavras-chave: Formação docente. Ensino de ortografia. Explicitação de regras.

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Biografia do Autor

Ana Luzia Videira Parisotto, UNESP

Departamento de Educação

Formação docente, leitura e produção de textos

Gladis Massini-Cagliari, Unesp

Departamento de Linguística

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Publicado

31-05-2017

Como Citar

PARISOTTO, A. L. V.; MASSINI-CAGLIARI, G. Formação docente inicial e ensino de ortografia: Saberes necessários (Initial teacher education and teaching of spelling: Required knowledge). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 185–200, 2017. DOI: 10.14244/198271991470. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1470. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

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