Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil

Autores

  • Marco Antonio Bettine de Almeida USP
  • Livia Sanchez UsP

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991459

Resumo

O presente artigo busca compreender o processo de implementação das legislações educacionais que atuam nas vidas de negros no processo de educação formal. Neste delineia-se a defasagem entre o apregoado e o planejado e a realidade. Dessa forma, entendemos que as legislações aqui estudadas representam um movimento de tensionamento rumo à democratização do currículo e da própria escola, pois possibilita que populações menos visíveis e valorizadas nessa instituição e em suas práticas sociais sejam reconhecidas em suas histórias, tomem voz, participem ativamente da constante construção e reconstrução do cotidiano escolar.

Palavras-chave: Legislação educacional. Escola. História. Negros.

Black's educational law and formal education in Brazil

Abstract

This article is the result of seeking to investigate and understand the process of implementation of educational laws that act on black lives in the formal education process. It shows the gap between the proclaimed and planned and the reality. Thus, we understand that the laws studied here represent a movement of tension towards the curriculum and the school democratization, because it allows that less visible and valued populations in this institution and in their social practices are recognized in their stories, express themselves, actively participate in the constant construction and reconstruction of school routine.

Keywords: Educational legislation. School. History. Black.

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Biografia do Autor

Marco Antonio Bettine de Almeida, USP

Professor da Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-graduação stricto-sensu Mudança Social e Participação Política da EACH-USP. Pós-Doutorando na Universidade do Porto - FADEUP. Tem estudos na área de Humanidades, ênfase em Sociologia do Esporte e do Lazer. Coordenador do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Sociologia do Esporte (PISE) e Vice-coordenador do LUDENS - Núcleo de Apoio à Pesquisa USP-SP. Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003), Doutorado em Sociologia do Lazer pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e Bacharel em Direito (2009).

Livia Sanchez, UsP

Mestre em Mudança Social e Participação Política

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Publicado

31-08-2016

Como Citar

ALMEIDA, M. A. B. de; SANCHEZ, L. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 234–246, 2016. DOI: 10.14244/198271991459. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1459. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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