REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E MATERIALISMO HISTÓRICO: CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Autores

  • Magno da Conceição Peneluc Universidade Federal da Bahia
  • Sueli Almuiña Holmer Silva UFBA

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199143

Resumo

A necessidade da observância do condicionamento histórico e cultural dos processos materiais de uma sociedade advém da capacidade do saber sobre o real histórico. A produção de sentido passa a figurar como papel central, já que os efeitos de sentido produzidos pelas práticas discursivas vão coordenar processos de simbolização e significação nos grupos sociais, o que vai promover e manter processos ideológicos. Fundamentando-se em processos de simbolização e objetivação (objetificação ou reificação) reside a importância de conhecer as representações sociais dos sujeitos envolvidos em um processo educacional. Desta forma, o estudo das representações sociais, para além dos objetivos de reconhecimento das racionalidades e saberes que preponderam no grupo, poderia mesmo viabilizar, conjuminada ao materialismo histórico, a superação de processos de alienação e dominação ideológica. Daí a importância da Educação Ambiental crítica e emancipatória, já que esta se fundamentaria no materialismo histórico, que é relacional e integrador, que ao analisar situações de modo concreto, associa o processo de construção de conhecimento à finalidade emancipatória.

Palavras-chave: Representações sociais. Educação ambiental crítica. Materialismo histórico.

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Biografia do Autor

Magno da Conceição Peneluc, Universidade Federal da Bahia

O professor Magno da Conceição Peneluc possui experiência em Educação Ambiental em nível de pós-graduação strictu sensu, por ter desenvolvido uma dissertação relacionada ao tema no curso de Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento oferecido pelo Instituto de Biologia (IBI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A dissertação intitulada Estudo das representações sociais da comunidade acadêmica e análise física dos resíduos sólidos do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia: subsídios para a implementação de programa de Educação Ambiental, a qual gerou três artigos. O primeiro, já em fila para publicação na Revista da Faculdade de Educação da UFBA, tem como título: Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: análise física e das representações sociais.  Os outros dois artigos, intitulados: Representações sociais enquanto subsídio a programas de educação ambiental crítica aplicada à gestão ambiental e Representações Sociais e Dialética Materialista Histórica: contribuições à discussão sobre Educação Ambiental Crítica -  ainda estão para serem avaliados pelos examinadores da própria revista da FACED e da revista Ambiente & Sociedade. Atualmente faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental órgão do IBI/UFBA. No ano de 2009 ingressou em projeto de parceria entre UFBA/ Instituto Anísio Teixeira (IAT) como professor do curso Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade - de qualificação de professores da rede estadual. Outra atividade do ano corrente é a participação do planejamento e desenvolvimento do curso Educação Ambiental: formação de professores que visa qualificar professores por todas as regiões do Brasil, utilizando as tecnologias de EaD como professor conteudista e professor formador (responsável por ministrar aulas em EaD e acompanhar os educandos durante o decorrer do curso) em programa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a UFBA. Em fase inicial de planejamento encontra-se o Desenvolvimento de material didático para o curso EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA, em projeto proposto pela Secretaria de Educação do município de salvado/BA.

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Publicado

29-05-2011

Como Citar

PENELUC, M. da C.; SILVA, S. A. H. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E MATERIALISMO HISTÓRICO: CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 19–39, 2011. DOI: 10.14244/19827199143. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/143. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2011-05-29