Interfaces entre educação e linguagem: uma experiência de extensão

Autores

  • Maristela Pereira Fritzen FURB
  • Adriana Fischer FURB
  • Luana Ewald FURB
  • Víctor César da Silva Nunes FURB

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991398

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991398

Neste artigo, discute-se uma das experiências do Núcleo de Estudos Linguísticos (NEL), o qual se formou em 2004, congregando acadêmicos e professores de licenciatura, bolsistas de iniciação científica e do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), bem como acadêmicos, egressos e docentes do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Brasil. Para tanto, busca-se realizar tais discussões a partir das análises de depoimentos dos participantes do Grupo de Pesquisa do NEL recolhidos em fichas de avaliação no fim de cada semestre de 2013 e 2014. Em encontros semanais, os participantes do grupo discutem fenômenos da linguagem e sua interface com a educação. Nessas reuniões, têm-se como base textos produzidos pelos próprios membros do grupo, como projetos de pesquisa, resumos para eventos, artigos científicos, bem como textos teóricos que ajudem a ampliar a educação linguística dos participantes. O foco de discussão neste artigo abrange dois dos objetivos do NEL: envolver corpo docente e discente dos Departamentos de Letras e de Educação e do curso de Mestrado em Educação nos programas de extensão da Universidade e articular a relação ensino-pesquisa-extensão no que concerne à educação linguística. Nesses anos de atuação, o Grupo de Pesquisa se tornou um espaço central de extensão universitária na concretização de ações de formação. Além desse aspecto, o grupo vem se consolidando como ponto de encontro e de interlocução entre sujeitos que refletem sobre os conhecimentos produzidos na esfera acadêmica e o ensino na educação superior e nas escolas de educação básica.

Palavras-chave: Educação linguística, Extensão, Grupo de pesquisa, Formação docente.

Abstract

This article aims to reflect on one of the experiences of the Center for Language Studies (NEL) of the Regional University of Blumenau (FURB), Brazil: the Research Group, which was formed in 2004 gathering teachers and undergraduate and graduate students of the teaching degree courses, fellows of the scientific initiation program and Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), as well as former students of the Language Department Graduate Program. To this end, we sought to conduct such discussions from the analysis of the NEL Research Group participants’ testimonies collected by means of evaluation forms at the end of each semester in 2013 and 2014. In weekly meetings, the group members discussed the language phenomena and their interface with education. In those workshops, the activities were based on texts produced by the group members, such as research projects, abstracts, complete papers for events, scientific articles, and theoretical texts that helped expand the participants’ language education. Having its focus on two of the NEL objectives: to involve teachers and undergraduate and graduate students from the Language and Education Department, and to articulate the teaching-research-extension relation with regard to linguistic education. During those years, the Research Group became a core space of extension inside the university, mostly for the implementation of continuing education actions, exactly because it represented an encounter and articulation point between the knowledge produced by research conducted in the academic sphere, and the teaching that occurs not only in higher education, but also in elementary schools.

Keywords: Language education, Extension, Research Group, Teacher training.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maristela Pereira Fritzen, FURB

Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação da FURB (Universidade Regional de Blumenau)

Adriana Fischer, FURB

Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação da FURB

Doutora em Letras pela UFSC (2007)

Luana Ewald, FURB

Professora do Departamento de Letras da FURB.

Mestre em Educação pela FURB (2014).

Víctor César da Silva Nunes, FURB

Professor do Deartamento de Letras da FURB. Mestre em Educação pela Univali.

Downloads

Publicado

25-05-2016

Como Citar

FRITZEN, M. P.; FISCHER, A.; EWALD, L.; NUNES, V. C. da S. Interfaces entre educação e linguagem: uma experiência de extensão. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 143–156, 2016. DOI: 10.14244/198271991398. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1398. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2015-08-22
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-12-01
##plugins.generic.dates.published## 2016-05-25