Retenção e não retenção no ciclo de alfabetização: estudo com professores estaduais de Chapecó-SC, Brasil

Autores

  • Claudia Simone Fantin Unochapeco

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991386

Resumo

O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar o processo da não retenção nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da perspectiva dos professores. O questionamento que norteou a pesquisa está relacionado às repercussões que esse novo modelo de avaliação produziu nas escolas e junto aos professores, as considerações docentes sobre a não retenção dos alunos. Foi realizada uma pesquisa de campo com professores, para conhecer como esta regulamentação, que muda o sistema de avaliação dos alunos, vem sendo implementada nas escolas e como os professores avaliam as mudanças de um sistema de retenção para a não retenção de alunos no ciclo de alfabetização. O trabalho consistiu na realização de uma pesquisa qualitativa, apoiada, sobretudo em entrevistas semi-diretivas, com um grupo de professores das séries iniciais da rede pública estadual de educação da cidade de Chapecó – Santa Catarina, Brasil. A análise dos dados se fundamentou na perspectiva sócio-histórica-cultural da Proposta Curricular do Estado. Os resultados revelaram as resistências, as dificuldades encontradas pelos professores, mas também possibilidades de aceitação e aplicação desse novo modelo de avaliação.

Palavras-chave: Avaliação escolar. Retenção e não retenção escolar. Alfabetização.

Retention and non-retention in the literacy cycle: a study with state teachers of Chapecó-SC, Brazil

Abstract

This research work aims to analyze the process of non- retention in the early years of elementary school from the perspective of the teachers. The questionthat guided the research is related to the repercussion that this new evaluation model produced in schools and with the teachers, the educators’ considerations about the students’ non-retention. A feld research with teachers was carried out, in order to learn how this regulation, which changes the evaluation system for students, is being implemented in schools and how teachers evaluate the changes from a retention system to one that does not retain students in the literacy cycle. The work consisted in carrying out qualitative research, mainly based on semi-structured interviews with a group of teachers from the initial grades of public schools in Chapecó. Data analysis was based on a social, historical and cultural perspective of the State Curriculum Proposal. The results showed resistance, difficulties faced by the teachers, but also possibilities of acceptance and implementation of this new evaluation model.

Keywords: School evaluation. Educational retention and non-retention. Literacy.

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Biografia do Autor

Claudia Simone Fantin, Unochapeco

Professora, Consultora Educacional e Mestranda em Educação

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Publicado

31-08-2016

Como Citar

FANTIN, C. S. Retenção e não retenção no ciclo de alfabetização: estudo com professores estaduais de Chapecó-SC, Brasil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 9–22, 2016. DOI: 10.14244/198271991386. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1386. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2015-07-29
##plugins.generic.dates.accepted## 2016-05-10
##plugins.generic.dates.published## 2016-08-31