A supervisão pedagógica como prática de transformação: O lugar das narrativas profissionais

Autores

  • Maria Alfredo Moreira Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991380

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991380

Este texto tem como objetivo discutir o lugar das narrativas profissionais, de natureza autobiográfica, produzidas por professores em contexto de formação pós-graduada em supervisão pedagógica. Começando pela discussão do conceito de qualidade em educação, e que radica numa concepção de educação para o desenvolvimento sustentável e para a transformação de pessoas e de contextos, a autora passa para uma análise do papel dos professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade. Embora os contextos de educação e de formação tenham um papel determinante, os professores, principalmente através das expectativas que detêm face aos seus alunos, têm um papel crucial no combate a formas de discriminação e de exclusão nas escolas. O conceito de supervisão que informa este texto também se coloca ao serviço da qualidade em educação enunciada, ao ser tomado enquanto teoria e prática de regulação crítica e colaborativa da pedagogia e do desenvolvimento profissional, numa visão da educação para a transformação e para a sustentabilidade. O texto finaliza com a ilustração do modo como as narrativas profissionais se constituem enquanto estratégias de autossupervisão do trabalho docente num contexto de formação pós-graduada. Desenvolvidas em contextos profissionais, e estabelecendo pontes entre o conhecimento acadêmico e experiencial, elas incidem na análise dos modos como o trabalho docente se coloca (ou não) ao serviço de uma pedagogia e de um desenvolvimento profissional docente assente em valores de sustentabilidade e de transformação, identificando os constrangimentos estruturais e apontando rumos de ação.

Palavras-chave: Supervisão pedagógica, Narrativas profissionais, Sustentabilidade, Transformação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Alfredo Moreira, Universidade do Minho

Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, Portugal

Downloads

Publicado

25-11-2015

Como Citar

MOREIRA, M. A. A supervisão pedagógica como prática de transformação: O lugar das narrativas profissionais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 48–63, 2015. DOI: 10.14244/198271991380. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1380. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2015-07-21
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-08-26
##plugins.generic.dates.published## 2015-11-25