A situação atual dos cursos de licenciatura no Brasil frente à hegemonia da educação mercantil e empresarial

Autores

  • Júlio Emílio Diniz-Pereira UFMG

DOI:

https://doi.org/10.14244/%25198271991355

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991355

O objetivo deste artigo é analisar a situação atual dos programas de formação acadêmico-profissional de professores no Brasil frente à chamada hegemonia da educação empresarial e mercantil. Serão apresentados dados que mostram a expansão do ensino superior no país, especialmente via iniciativa privada, e como isto afeta os cursos de licenciatura. Além disso, observa-se uma forte tendência da formação docente no nosso país: realizada por instituições privadas que visam lucro, as chamadas “universidades-empresas”, em cursos noturnos e crescentemente a distância. Por fim, o artigo defende a necessidade urgente de algumas inversões na atual política de formação de professores para que esse cenário mude radicalmente.

 

Palavras-chave: Formação de professores, Licenciaturas, Privatização.

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Biografia do Autor

Júlio Emílio Diniz-Pereira, UFMG

Doutor (Ph.D.) em Educação (mais especificamente, em Sociologia do Currículo e da Formação de Professores) pela Universidade do Estado de Wisconsin, em Madison, nos Estados Unidos (2004). É Professor em Dedicação Exclusiva (D.E.) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desde 1997. Professor Visitante nas seguintes universidades nos Estados Unidos: Universidade do Estado de Wisconsin, em Madison (como Short Term Scholar em 2005, 2006, 2008, 2012, 2013, 2014 e 2015) onde lecionou o curso Paulo Freire and Education for Social Justice, e na Universidade de Washington, em Seattle (como Visiting Associate Professor), onde desenvolveu sua pesquisa de pós-doutoramento (2011-2012) e também ministrou o referido curso.

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Publicado

27-11-2015

Como Citar

DINIZ-PEREIRA, J. E. A situação atual dos cursos de licenciatura no Brasil frente à hegemonia da educação mercantil e empresarial. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 273–280, 2015. DOI: 10.14244/%198271991355. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1355. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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