Aprendizagem e tecnologias: Tendências e desafios

Autores

  • Isolina Oliveira Universidade Aberta Portugal

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991339

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991339

As tecnologias digitais são projetadas como propiciadoras de aprendizagem e, neste sentido, são cada vez mais adotadas; no entanto, a sua incorporação nas práticas diárias e nos processos de ensino-aprendizagem não decorre tão rapidamente como se esperaria. Por sua vez, parece haver um movimento crescente no sentido de perspectivar o futuro para a aprendizagem investindo mais no uso das tecnologias do que no incentivo à mudança de práticas dos professores. Este artigo pretende contribuir para o debate em torno dos desafios suscitados com a naturalização das tecnologias digitais na vida das pessoas e sua relação com  novos modos de aprender. Analisa tendências em educação, baseadas em evidências empíricas, enfatizando o uso das tecnologias digitais e procura situá-las no campo das perspectivas dialógicas que assumem o conceito de diálogo como central na aprendizagem e na investigação sobre práticas e interações nos novos cenários de aprendizagem.    

Palavras-chave: Aprendizagem dialógica, Inovação pedagógica, Tecnologias digitais.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isolina Oliveira, Universidade Aberta Portugal

Professora na Universidade Aberta -Departamento de Educação e Ensino a Distância.

Investiga nas áreas:

Liderança e Supervisão Pedagógica

Aprendizagem e avaliação online

Downloads

Publicado

25-11-2015

Como Citar

OLIVEIRA, I. Aprendizagem e tecnologias: Tendências e desafios. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 17–29, 2015. DOI: 10.14244/198271991339. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1339. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2015-06-12
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-08-05
##plugins.generic.dates.published## 2015-11-25