A permanência escolar e suas relações com a política de assistência estudantil

Autores

  • Gleice Emerick de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais
  • Maria Rita Neto Sales Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991299

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991299

Este artigo tem o objetivo de investigar a permanência escolar dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) na forma integrada ao ensino médio e suas relações com a Política de Assistência Estudantil (PAE) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Brasil. Possui abordagem metodológica qualitativa utilizando-se do procedimento técnico de estudo de caso, empregando, no levantamento de dados, questionários e entrevistas com estudantes bolsistas do Programa de Bolsas dessa instituição de ensino e com os gestores da Secretaria de Políticas Estudantis (SPE). A análise dos dados relativos à permanência escolar, sob a ótica dos estudantes bolsistas e gestores da SPE, revela dois aspectos considerados importantes para a sua permanência nesta instituição: a disponibilidade, proporcionada pelo aporte financeiro, que permite a dedicação exclusiva aos estudos e o prestígio social da instituição que desperta neles a esperança de um futuro mais promissor, principalmente no que se refere à qualificação para o mundo do trabalho.  Já os gestores da SPE sinalizam os desafios da PAE, particularmente, aqueles que dizem respeito à ampliação de direitos dos estudantes e efetivação de metas relativas à gestão do programa. Também, apontam para a importância de que a PAE deixe de ser uma política de governo e se transforme em política de Estado.

Palavras-chave: Permanência escolar, Política de assistência estudantil, Educação profissional técnica de nível médio, Programa de bolsas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Rita Neto Sales Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui graduação em Pedagogia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), graduação em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia da Fundação Cultural de Belo Horizonte (1990), mestrado em Educação - Metodologia de Ensino pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980) e doutorado em Filosofia (Phd.) com concentração em Instructional Design, e dominio conexo em International Intercultural Development Education - Florida State University (1985). Realizou estágios de pós doc e pós doc sênior na PUC/SP, áreas: Currículo, Ensino e Educação profissional (Trabalho e Educação) e na Universidade do Minho em Portugal, na área de ensino e currículo. Professora Titular (por concurso) aposentada da UFMG, é Professora titular (processo de promoção funcional com análise de curriculo e defesa de memorial) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Educação Profissional e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores da educação profissional, teoria da didática e formação tecnológica. Entre suas produções tecnicas principais encontram-se: participação na Comissão de Avaliação (Pós-graduação) da CAPES, participação no Comitê Científico da área de Educação do CNPq. De 2003 a 2010, esteve participando em equipes de consultoria do MEC/SETEC, para definição de políticas publicas na área da Educação Profissional e Tecnológica. Também desde 2003, desenvolve pesquisas sobre Formação de Professores da Educação Profissional e Tecnológica, a maioria com financiamento do CNPq e da FAPEMIG. Em 2007, coordenou o Projeto interinstitucional Formação e produção científica e tecnologica na Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos, envolvendo: CEFET-MG, FaE-UFMG, UFV, UEMG e o CEFET de Januária, no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional Integrada à EJA - PROEJA - CAPES/SETEC.. Em 1º de outubro de 2011, foi Eomeada membro da Câmara de Assessoramento (CHA) da FAPEMIG. Em 2014 recebeu a Comenda "Presidente Luiz Inácio Lula da Silva", por serviços prestados à Educação Profissional no Brasil.

Downloads

Publicado

26-11-2015

Como Citar

OLIVEIRA, G. E. de; OLIVEIRA, M. R. N. S. A permanência escolar e suas relações com a política de assistência estudantil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 198–215, 2015. DOI: 10.14244/198271991299. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1299. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2015-04-18
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-09-07
##plugins.generic.dates.published## 2015-11-26