Incidentes críticos nas trajetórias profissionais de gestores escolares

Autores

  • Jurema Silvia de Souza Alves Universidade de Taubaté
  • Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991278

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991278

A gestão escolar constitui um dos grandes desafios para a qualidade da educação na contemporaneidade. Conhecer a trajetória de seu protagonista, o gestor, vivenciada em tempo e contexto diversos daqueles em que ele atua, é fundamental para orientar a formação continuada, assim como para reorientar a formação inicial de professores, futuros gestores. De modo a contribuir para esse conhecimento, apresentamos resultado de uma investigação biográfico-narrativa que buscou identificar os incidentes críticos presentes na vida profissional de gestores escolares de um município de médio porte em determinada região do Estado de São Paulo, Brasil. Respostas a um questionário permitiram a caracterização de 25 gestores, das 32 unidades escolares do município pesquisado, e a seleção de nove para entrevista. As entrevistas, transcritas e organizadas em biogramas, mostraram que esses profissionais, em sua maioria mulheres, diferentemente dos homens entrevistados, não direcionaram sua carreira para a função gestora. Os incidentes críticos mais regulares nas trajetórias profissionais referem-se à influência de superiores que indicaram seu nome ou que os incentivaram aos estudos para concursos de ingresso na gestão escolar; ao nascimento de filhos, que estimulou o progresso na carreira e/ou imprimiu uma pausa, para posterior investimento; à formação inicial, pois, para os participantes, o curso de Pedagogia é considerado importante para a docência, mas insuficiente para o exercício da gestão. Considera-se que a formação para a gestão deva ser intensificada na formação continuada e revista/alterada na formação inicial, de modo que as atividades gestoras correspondam aos objetivos de uma educação de qualidade.

Palavras-chave: Formação, Gestor escolar, Incidentes críticos, Trajetórias profissionais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jurema Silvia de Souza Alves, Universidade de Taubaté

Mestranda do Programa do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Supervisora de Ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - Diretoria de Ensino Região Pindamonhangaba. Bolsista da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá, Universidade de Taubaté

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUCSP

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté

Downloads

Publicado

27-11-2015

Como Citar

ALVES, J. S. de S.; SÁ, M. A. Ávila dos S. Incidentes críticos nas trajetórias profissionais de gestores escolares. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 321–341, 2015. DOI: 10.14244/198271991278. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1278. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2015-03-18
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-06-10
##plugins.generic.dates.published## 2015-11-27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)