Geometria dinâmica e formação inicial: episódios a partir de um curso de extensão universitária

Autores

  • Guilherme Henrique Gomes da Silva UNIFAL - Universidade federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.14244/%25198271991260

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991260

Este relato de experiência apresenta situações envolvendo o trabalho de futuros professores de cursos da área das ciências exatas com o software Geogebra. Este trabalho foi feito a partir de um curso de extensão universitária cujo intuito foi introduzir os estudantes em um ambiente de geometria dinâmica e explorar potencialidades de sua utilização em aulas de matemática do Ensino Fundamental e Médio. Neste texto, serão destacados episódios ocorridos durante o curso, evidenciando determinadas tarefas investigativas no ambiente computacional que foram exploradas pelos participantes. Em particular, será destacado um episódio em que situações inesperadas colocaram os futuros professores no que a literatura denomina de zona de risco.

Palavras-chave: Educação matemática, Geometria dinâmica, Geogebra, Zona de risco.

Abstract

This experience report presents some situations involving the work of prospective teachers of courses of exact sciences with the Geogebra software. The work was developed based on a university extension course. Its aim was to introduce students to a dynamic geometry environment, and explore its potential use in Elementary and High School math classes. This paper highlights some episodes that occurred during the course, evincing investigative activities in a computational environment that were explored by participants. In particular, it reports an episode which places prospective teachers in the so-called risk zone.

Keywords: Mathematical education, Dynamic geometry, Geogebra, Risk zone.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Guilherme Henrique Gomes da Silva, UNIFAL - Universidade federal de Alfenas

Doutorando em Educação Matemática - UNESP de Rio Claro SP

Docente da Universidade Federal de Alfenas - Unifal - MG

Instituto de Ciências Exatas

Downloads

Publicado

25-05-2016

Como Citar

SILVA, G. H. G. da. Geometria dinâmica e formação inicial: episódios a partir de um curso de extensão universitária. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 222–233, 2016. DOI: 10.14244/%198271991260. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1260. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência
##plugins.generic.dates.received## 2015-02-24
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-07-10
##plugins.generic.dates.published## 2016-05-25

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)